Este projeto visa à obtenção de apoio de recursos humanos para o projeto “Harmonização da Prática e Ciência na Transferência Tecnológica na UFRGS: Modelo de Gestão do Processo de Conversão de Tecnologias em Processos, Produtos e Serviços.” Ele possui o objetivo de promover um aprimoramento da gestão da inovação tecnológica realizada pela UFRGS. Dentre os objetivos do projeto, a bolsa contribuiu para a obtenção de uma “sistematização das competências tecnológicas da UFRGS, através de um método de classificação e visualização das competências que facilite o acesso às informações por gestores internos, pesquisadores e usuários externos”.
Os objetivos gerais deste projeto maior, no qual esta bolsa está anexada, compreendem: 1) a estruturação do processo de capacitação para transferência tecnológica na UFRGS, que viabilize a efetiva conversão de tecnologias em processos, produtos e serviços; 2) a sistematização das competências tecnológicas da UFRGS, através de um método de classificação e visualização das competências que facilite o acesso às informações por gestores internos, pesquisadores e usuários externos. Possui como um dos principais objetivos secundários estruturar um modelo de capacitação para transferência tecnológica. Este modelo deve viabilizar a efetiva conversão de tecnologias em processos, produtos e serviços. Uma das principais contribuições resultantes deste trabalho será a harmonização da Prática e a Ciência em termos de gestão da transferência de tecnologia da Universidade. Através da condução de pesquisas aplicadas na SEDETEC, serão viabilizados estudos multicasos, que permitirão a fundamentação para validação dos modelos desenvolvidos. Será também proposto um método de classificação das competências tecnológicas da Universidade, baseado em uma taxonomia a ser proposta. De igual importância será a criação de uma metodologia que permita a permanente e mais fácil atualização de mapas conceituais das competências tecnológicas da UFRGS em diferentes áreas.
Especificamente, o bolsista atuou acompanhando a coleta de dados referente às competências tecnológicas da UFRGS, além da tabulação dos dados. Os resultados desta análise viabilizaram a composição da base de dados para iniciar a elaboração para obter dados e compreensão a respeito da lógica utilizada pelos envolvidos na avaliação tecnológica para posterior mapeamento da sistemática proposta. Como o projeto segue a lógica de desenvolvimento de capacidades tecnológicas para contribuição efetiva para o desenvolvimento tecnológico regional e nacional, a mera identificação de competências não é suficiente, se não for analisada a sua aplicabilidade na agregação de valor para a sociedade. Desta forma, no projeto foram avaliadas as competências tecnológicas (conjunto de conhecimentos, princípios e métodos, protótipos e propriedade intelectual) quanto a alguns critérios pré-definidos de aplicabilidade comercial dos mesmos, de forma interativa entre pesquisadores das unidades acadêmicas e pesquisadores do presente projeto. O bolsista participou das discussões destas avaliações. A sistemática está sendo estruturada como um sistema online, e estará disponível a potenciais parceiros de interação universidade-empresa e utilizará da lógica de cadeia de valor ou cadeia produtiva para disposição dos dados coletados. O bolsista atuou também auxiliando no mapeamento do fluxo das atividades de decisão envolvidas, identificando fontes de dados utilizadas pela equipe de analistas. Avaliou a aplicabilidade de busca de patentes neste processo. O mapeamento foi baseado na observação direta, através de conversa com os entrevistados e análise documental, que deram norte para a estruturação lógica da sistemática.