Acessar
Busca
apenas nesta seção
Busca Avançada…
Você está aqui:
Página Inicial
Info
Subscribe to an always-updated RSS feed.
1020
itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item
Selecionar Todos/Nenhum
Coleção
Página
Pasta
Plumi Video Folder
Video
Coleção
Notícias desde
Ontem
Última semana
Último mês
Sempre
Ordenar por
relevância
·
data (mais recente primeiro)
·
alfabeticamente
Mobilização de conhecimentos musicais na preparação do repertório pianístico ao longo da formação acadêmica : três estudos de casos (Vídeo 3)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Três bacharelandos de piano em momentos diferenciados da formação acadêmica - um iniciante, um de meio de curso e um formando – foram acompanhados ao longo de um semestre acadêmico com vistas a investigar como preparavam seus repertórios pianísticos em termos de mobilização de conhecimentos musicais. O método de pesquisa foi o estudo muliticasos, orientado pela perspectiva longitudinal de corte transversal. Quatro técnicas de pesquisas complementares foram empregadas: entrevista semi-estruturada, não-estruturada, de estimulação de recordação, assim como observação de vídeo. A mobilização de conhecimentos musicais foi interpretada a partir de estratégias utilizadas pelos bacharelandos para avançar a preparação do repertório. A noção de mobilização foi fundamentada a partir de Charlot e aprofundada pelos princípios aristotélicos entre meios e fins. As estratégias empregadas pelos bacharelandos foram estudadas à luz de dois modelos de conhecimento musical da literatura: matriz de habilidades cognitivas de Davidson e Scripp e formas de conhecimento musical de Elliot, assim como interpretadas a partir da base aristotélica de pensamento, em conjunto com a literatura específica de pesquisas em prática instrumental. A presente tese argumenta que a mobilização de conhecimentos musicais ocorre de maneira cíclica em aprofundamento qualitativamente diferenciado em termos de produção musical. As estratégias mobilizadas durante a preparação possuem natureza e finalidade distintas. Elas podem ser ações aprendidas ou criadas especificamente para o momento de preparação. Paralelamente, essas estratégias são empregadas para fins de disposições de investigação e de auto-regulação. Através de equilíbrio entre ações e atividades, e entre disposições de investigação e de auto-regulação, os conhecimentos musicais são mobilizados, avançando a preparação do repertório.
Modelagem de suspensões ativas em sistemas multicorpos veiculares
por
WAGNER SILVA WESSFLL
Os crescentes progressos no desenvolvimento tecnológico dos atuadores e da microeletrônica têm viabilizado o desenvolvimento do controle do sistema mecânico de suspensão. Os sistemas ativos de suspensão são projetados para reduzir a exposição dos ocupantes do veículo a vibrações nocivas, bem como melhorar as propriedades de dirigibilidade e, consequentemente, segurança do veículo. A suspensão ativa é uma tecnologia aplicada em veículos que serve para controlar os movimentos verticais provenientes das rodas através de um sistema eletrônico. Ao contrário do sistema de suspensão comum passivo, que trabalha unicamente com as oscilações provenientes das irregularidades da pista, a suspensão ativa pretende atenuar ainda mais essas imperfeições, garantindo maior estabilidade e desempenho ao veículo, seja em curvas, aceleração ou frenagem e facilitando o controle do veículo. Assim, as propriedades de dirigibilidade e de vibração de um veículo podem ser modificadas com um sistema de suspensão ativo. O objetivo do trabalho é melhorar o controle do comportamento dinâmico sob excitação vertical de um modelo veicular completo levando em consideração os três movimentos principais, de elevação (heave), balanço (pitch) e de rolagem (roll), em termos da variável aceleração. Com essa finalidade desenvolve-se a programação necessária para implementação de um modelo de veículo completo com sete graus de liberdade no software MATLAB® que interage com o sistema de controle ativo desenvolvido em diagrama de blocos no programa Simulink®. Na sequência, o desempenho do modelo é avaliado através de programas auxiliares desenvolvidos de excitações de estrada com perfil diverso. Os resultados obtidos mostram que o movimento da massa suspensa, em termos de aceleração, acima e abaixo do valor da frequência natural da roda pode ser diminuído pela filtragem dos coeficientes de mola e amortecimento através de um laço de controle interno, mais a utilização de amortecimento skyhook das velocidades de elevação, balanço e rolagem da massa suspensa como um laço de controle externo. Observa-se que a atenuação das constantes de mola abaixo da frequência natural da massa suspensa reduz as perturbações da estrada, mas podem bater nos limitadores do percurso, precisando de limitadores lógicos de movimento.
Modelando uma luminária - 01
por
Gabriela Trindade Perry
Este vídeo faz parte de uma coleção de vídeos tutoriais mostra como modelar uma luminária com o 3DSMax 2014.
Modelando uma luminária - 02
por
Gabriela Trindade Perry
Este vídeo faz parte de uma coleção de vídeos tutoriais mostra como modelar uma luminária com o 3DSMax 2014.
Modelando uma luminária - 03
por
RAFAEL DE OLIVEIRA CARVALHO
Este vídeo faz parte de uma coleção de vídeos tutoriais mostra como modelar uma luminária com o 3DSMax 2014.
Modelando uma luminária - 04
por
Gabriela Trindade Perry
Este vídeo faz parte de uma coleção de vídeos tutoriais mostra como modelar uma luminária com o 3DSMax 2014.
Modelando uma luminária - 05
por
Gabriela Trindade Perry
Este vídeo faz parte de uma coleção de vídeos tutoriais mostra como modelar uma luminária com o 3DSMax 2014.
Modelando uma luminária - 06
por
Gabriela Trindade Perry
Este vídeo faz parte de uma coleção de vídeos tutoriais mostra como modelar uma luminária com o 3DSMax 2014.
Modelando uma luminária - 07
por
Gabriela Trindade Perry
Este vídeo faz parte de uma coleção de vídeos tutoriais mostra como modelar uma luminária com o 3DSMax 2014.
Moinho Coloidal
por
Miriam Anders Apel
Ensino de Operações Unitárias Farmacêuticas: Moinho Coloidal
Monitoramento da matéria orgânica do solo em Argissolo Vermelho após adição do composto de dejetos suínos
por
WAGNER SILVA WESSFLL
Durante o período da bolsa de iniciação científica foram desenvolvidas atividades em projetos de pesquisa, com destaque para o projeto “Monitoramento da matéria orgânica do solo em Argissolo Vermelho após adição do composto de dejetos suínos” da mestranda Ana Cristina Lüdtke do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entretanto, houve colaborações nos projetos “Ácidos húmicos de carvões do sul do Brasil: Obtenção e composição química” do mestrando Anderson José Barcellos Leite do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); “Avaliação da dinâmica do carbono em áreas antropizadas do semi árido piauiense” da mestranda Ana Carolina Câmara Ferreira do programa de Pós-Graduação em Agronomia – Manejo do solo e água pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); “Dinâmica do carbono pirogênico em perfis de argissolo tropical e cambissolo subtropical” do doutorando Otavio dos Anjos Leal do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Colaboração para a Apresentação do trabalho “Humificação de dejetos de suínos em presença de serragem”. O local de atuação das atividades da bolsa de iniciação científica foi no Instituto de Química da UFRGS. As atividades de laboratório para o projeto da mestranda Ana Cristina Lüdtke estão relacionadas ao preparo das amostras de solo, coletadas no Departamento de Suinocultura da UFSM, para posterior análise. As amostras de solo a serem analisadas passaram por fracionamento físico granulométrico e moagem de amostra para determinação do teor de carbono e análises espectroscópicas. As atividades de laboratório para o projeto da mestranda Ana Carolina Câmara Ferreira estão relacionadas principalmente na preparação e análise das amostras de solo coletadas em São João do Piauí tais como concentração da matéria orgânica do solo e das frações físicas densimétricas, fracionamento físico granulométrico e moagem de amostra para determinação do teor de carbono, análises espectroscópicas e interpretação dos espectros de IV. As atividades de laboratório para o projeto do mestrando Anderson José Barcellos Leite estão relacionadas ao tratamento computacional de espectros de IV de ácidos fúlvicos e ácidos húmicos. As atividades de laboratório para o projeto do doutorando Otavio dos Anjos Leal estão relacionadas ao fracionamento físico granulométrico e moagem de amostras de solo para determinação do teor de carbono e análises espectroscópicas. Além das atividades de rotina em laboratório químico como separação e descarte de resíduos, preparo de soluções, organização do local da pesquisa, entre outros.
Montagem e Caracterização de um Dispositivo Fotovoltaico Orgânico
por
WAGNER SILVA WESSFLL
Neste trabalho esta sendo montada e caracterizada uma célula solar orgânica, obtida através de uma heterojunção de Poli(3-hexiltiofeno)/PCBM. Com o objetivo de se melhorar a eficiência do dispositivo está sendo estudado o efeito de materiais plasmônicos nos níveis de energia da Banda de Valência e Banda de Condução do Poli(3-hexiltiofeno). Através de análises eletroquímicas na presença e na ausência de luz tem se estudado o efeito de nanoparticulas de ouro na resistência em série e no potencial de circuito aberto dos dispositivos. Com estas informações obtivemos uma caracterização mais detalhada dos materiais que compõe as células e embora até o momento tenhamos obtido dispositivos com baixa eficiência (0,00002%), os resultados gerados neste trabalho irão contribuir para a montagem de sistemas mais eficientes. Os resultados preliminares demonstram que adição de nanoparticulas metálicas proporciona o efeito de ressonância de plasmon de superfície, que aumenta a geração de fotocorrente. A próxima etapa do trabalho envolvera a montagem de dispositivos em ambiente com baixa umidade e de acordo com resultados da literatura, devemos obter sistemas mais eficientes.
Morredeiro : a corporalidade perturbadora numa criação cênica de horror
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Este memorial crítico-reflexivo tem como ponto de partida uma investigação teórico-prática a respeito da corporalidade perturbadora do ator numa cena teatral de horror. Reflete, portanto, sobre o processo de criação do espetáculo Morredeiro, uma apropriação poético-cênica daquela que aqui se considera a principal premissa do gênero do horror: o medo de que os corpos sejam feridos, deformados ou mortos. Parte de ponderações teóricas acerca do gênero, onde analisa o medo instintivo e o fascínio diante da espetacularização da morte como cerne do apelo que a cena faz aos espectadores, e pensa na íntima relação entre o olhar do espectador e a mostração cênica de um corpo em processo de morte. Reflete ainda sobre aspectos políticos da cena: o exercício da alteridade e da empatia corporal na visualização do corpo ferido; e o horror como instrumento de revolta diante de contextos políticos que promovem a morte dos sujeitos. Finalmente, ao se debruçar sobre o relato da criação do espetáculo, reflete sobre a experiência física do horror levado à cena através da corporalidade perturbadora dos atores, que nesse contexto foi investigada a partir da composição cênica dos seguintes elementos: a convenção teatral da degradação física dos personagens; a presença dos atores no aqui e agora; o risco físico dos próprios atores; a palavra vocalizada e as sonoridades corporais; e por fim, a atuação como personagens em processo de morte.
Motores Diesel: Qualidade do diesel e Emissões
por
WAGNER SILVA WESSFLL
O presente trabalho avalia os parâmetros da qualidade dos combustíveis relativos ao numero de cetanos e teor de enxofre e seus efeitos nas emissões de hidrocarbonetos voláteis e material particulado. Foram utilizados combustíveis de diferentes procedências, teor de enxofre e número de cetanos. No processo de amostragem foi utilizado um motor/gerador diesel Toyama 4kVA com injeção mecânica operando na rotação de 3200 rpm e 3,4 kW de potencia. O sistema de amostragem consiste de um filtro de fibra de vidro para retenção do material particulado em um suporte de aço inox utilizando um forno com controle eletrônico para ajuste da temperatura de amostragem e um condensador com água na temperatura de 5°C para amostragem da fração orgânica volátil. A composição dos combustíveis utilizados nos motores Diesel exerce uma grande influência nas emissões que são provenientes da combustão incompleta e das reações de craqueamento térmico nas regiões de alta temperatura. A parcela resultante da combustão incompleta e composta de hidrocarbonetos de alto peso molecular com estrutura similar à composição do combustível. O material particulado é resultante do craqueamento térmico de hidrocarbonetos de alto peso molecular que apresentam dificuldade de vaporização durante o processo de injeção na câmara de combustão. O material particulado é retido em um filtro de fibra de vidro em temperatura próxima da descarga. Os gases livres de material particulado são resfriados utilizando um condensador separador da fração líquida condensável utilizando água na temperatura de 5°C. A sucção dos gases de exaustão será realizada com auxílio de uma bomba de vácuo e a medida do fluxo dos gases obtida a partir de um indicador/registrador/integrador de vazão, com capacidade nominal máxima de 20 L/min. A pressão no condensador foi ajustada com uma válvula agulha situada antes da sucção da bomba de vácuo. A quantificação dos hidrocarbonetos (na forma de CH4) presentes na fração líquida da exaustão é obtida indiretamente a partir da quantidade de CO2 produzida pela reação de oxidação da amostra (em fluxo) com Oxigênio. O procedimento para quantificação dos hidrocarbonetos da fração líquida envolve a utilização da seguinte instrumentação: uma bomba infusora, para injeção em fluxo constante da amostra líquida; um controlador de vazão de gás, para a obtenção de um fluxo constante da mistura oxidante; um reator de quartzo; um catalisador de oxidação, um forno tubular para alta temperatura, um condensador/separador de liquido e um cromatógrafo com detector de condutividade térmica. De acordo com os resultados obtidos a quantidade de hidrocarbonetos emitidos foi de 0,36 a 0,43 g/kWh. Estes valores indicam que o nível de emissão dos hidrocarbonetos voláteis esta de acordo com a regulamentação da PROCONVE P-6 equivalente a EURO IV onde os hidrocarbonetos totais emitidos não devem ultrapassar de 0,46 g/kWh. Estes resultados demonstram que para atingir estes níveis de emissões da legislação brasileira atual é necessária a utilização de catalisador de oxidação nos motores Diesel tradicionais com injeção mecânica Foi verificado que à medida que o número de cetanos aumenta, aumentam as emissões de material particulado e diminuem as emissões de hidrocarbonetos voláteis. O teor te enxofre não exerce efeito significativo nas emissões de matéria particulado.
Mudança na molhabilidade do Polipropileno via Ultravioleta de vácuo
por
WAGNER SILVA WESSFLL
O polipropileno (PP) possui baixa molhabilidade e consequentemente baixa adesão; para muitas das aplicações do PP é necessário aumentar a molhabilidade do polímero. Este material pode ter sua superfície alterada através de tratamentos que modifiquem suas propriedades químicas (modificação na energia livre) e físicas (topográficas). Um método de tratamento da superfície é a fotoquímica envolvendo a exposição da superfície à radiação ultravioleta de vácuo, VUV ( < 200 nm), juntamente com a exposição em gases reativos como oxigênio (O2). Este trabalho tem por objetivo geral modificar a molhabilidade do polipropileno pela funcionalização com O2 e com Silsesquioxano Poliédrico Oligomérico (POSS), e assim avaliar as modificações de superfície. As amostras foram funcionalizadas nos tempos de 10 a 60 min. As amostras funcionalizadas nos tempos de 10, 30 e 50 min foram recobertas com o POSS-NCS (POSS-Isotiocianato). Também foi estudado o envelhecimento da amostra funcionalizada com O2 durante 20 min, sendo que o tempo de envelhecimento foi de 0 a 28 dias. As modificações químicas e físicas foram analisadas por Espectroscopia de Infravermelho com Transforma de Fourier no modo Refletância Total Atenuada (ATR-FTIR), Microscopia de Força Atômica (AFM) e medidas de Ângulo de Contato estático (AC). Os resultados mostraram que o a molhabilidade do PP via funcionalização com O2 e recobrimento com POSS é devido principalmente à mudança química na superfície. O estudo do envelhecimento mostrou que há um efeito físico e não só químico na mudança da molhabilidade.
Mui Leal e valorosa cidade de Porto Alegre, por que mesmo?
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Este trabalho de conclusão é composto de uma monografia e de um vídeo documentário, duas narrativas para a partir do conhecimento, do desvelamento de acontecimentos, de datas, de mapas, de personagens, trazer a tona uma contraposição historiográfica do que é dito como acontecimento único e fundador do Rio Grande do Sul. Seus ícones, heróis, bandeira, hino, o pertencer a esta construção, fazer uma busca na cidade atual em seu centro histórico, identificar os espaços que no passado foram representativos e que no presente narram uma história. Este trabalho propõe uma reflexão, cidade e história divergem, o passado que é contado não passou por esta cidade. A imagem de duas bandeiras retrata a intensão deste trabalho. Uma, a bandeira branca portoalegrense e seu brasão com o título em honra à reação aos farrapos, outra, a tricolor riograndense da história hegemônica, da mentalidade construída, da memória seletiva, dos vultos e datas incensados pela historiografia regional. “Mui leal e valorosa cidade de Porto Alegre” é o título desta cidade e deste trabalho, “por que mesmo?” é a problematização. Texto e documentário se complementam, um pela amplitude que permite no contraponto às restrições de tempo da narrativa audiovisual, outro pelas possibilidades dos recursos imagéticos e sonoros, mesmo que com as limitações em âmbitos técnicos e de produção. Três livros são referenciais, seis depoimentos de especialistas são fontes de conhecimentos e de considerações, ampliando discussões no abordar de conceitos como identidade e pertencimento, hegemonia e consentimento, de memória seletiva e da dialética de liberalismo e conservadorismo, das construções das nacionalidades e da heroicização dos mitos. Em duas diferentes narrativas, este trabalho se propõe a conhecer e a problematizar o cerco farroupilha à Porto Alegre e seus significados na guerra civil e no posterior desenvolvimento da cidade.
Na distensão da experiência : a pintura como zona de aporte
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Esta investigação teórico-poética tem como escopo o cruzamento de procedimentos na construção do campo pictórico, através de processos que envolvem a experiência em um território específico e sua distensão através da fotografia e do contato entre superfícies. Aponta questionamentos sobre a natureza da pintura e da fotografia em operações nas quais a indeterminação de suas fronteiras é potencializada por experiências em margens de rios e oceanos. Conceitos como distensão, margem e campo pictórico são aqui articulados para expandir o olhar sobre a pintura e a imagem fotográfica, impregnadas mutuamente pelo local da experiência.
Nada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da Labanálise (Vídeo 2)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Este é um memorial descritivo e dissertativo da investigação artística feita através da utilização da Motif Writing (escrita por motivos) como propulsora de tarefas de movimento para a construção de dramaturgia em dança. A coreografia que resultou deste processo, A Cadeira _/ Uma Ilha, foi criada a partir da Motif Writing de um trecho do solo Experimento da Cadeira, visando a recriação e a multiplicação das qualidades expressivas dos movimentos do motif em outros corpos/sujeitos e relações dinâmicas entre estes, objetos, espaço e tempo. A pesquisa-criação conta com a participação das bailarinas Juliana Vicari e Luciana Hoppe, transformando o solo original em um trio. A escrita do motif relativo ao trecho selecionado da obra de referência utiliza o instrumental da Análise Laban de Movimento como ferramenta metodológica utilizada também para a condução do processo de criação. Inserido num contexto de pesquisa pós-positivista, com perspectiva artística, este memorial contém aspectos dissertativos sobre a Análise Laban em Movimento e a dramaturgia da dança como aportes para o relato do processo de criação. Ambos ajudam a compreender algumas das opções de trabalho buscadas e alcançadas, ou não, nesta investigação. Ao final deste texto comprovo a eficácia da motif writing tanto como ferramenta para reposição como para recriação da dramaturgia da obra de referência e que uma construção através deste procedimento requer a auto-revelação dos artistas. Descubro a 'reduplicação do Outro em mim‘ como potência criadora e afirmativa da minha ação como intérprete.
Nada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da Labanálise (Vídeo 1)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Este é um memorial descritivo e dissertativo da investigação artística feita através da utilização da Motif Writing (escrita por motivos) como propulsora de tarefas de movimento para a construção de dramaturgia em dança. A coreografia que resultou deste processo, A Cadeira _/ Uma Ilha, foi criada a partir da Motif Writing de um trecho do solo Experimento da Cadeira, visando a recriação e a multiplicação das qualidades expressivas dos movimentos do motif em outros corpos/sujeitos e relações dinâmicas entre estes, objetos, espaço e tempo. A pesquisa-criação conta com a participação das bailarinas Juliana Vicari e Luciana Hoppe, transformando o solo original em um trio. A escrita do motif relativo ao trecho selecionado da obra de referência utiliza o instrumental da Análise Laban de Movimento como ferramenta metodológica utilizada também para a condução do processo de criação. Inserido num contexto de pesquisa pós-positivista, com perspectiva artística, este memorial contém aspectos dissertativos sobre a Análise Laban em Movimento e a dramaturgia da dança como aportes para o relato do processo de criação. Ambos ajudam a compreender algumas das opções de trabalho buscadas e alcançadas, ou não, nesta investigação. Ao final deste texto comprovo a eficácia da motif writing tanto como ferramenta para reposição como para recriação da dramaturgia da obra de referência e que uma construção através deste procedimento requer a auto-revelação dos artistas. Descubro a 'reduplicação' do Outro em mim como potência criadora e afirmativa da minha ação como intérprete.
Nanovesículas Lipossômicas Compósitas de Fosfatidilcolina e Anfifílicos Glicoconjugados
por
WAGNER SILVA WESSFLL
Lipossomas têm sido aplicados como modelos de membranas biológicas, pois são constituídos por bicamadas lipídicas. A estabilidade lipossômica é a chave para a sua aplicação na indústria farmacêutica e na pesquisa como um importante modelo de membrana celular. Anfifílicos glicosilados têm sido muito estudados devido à possibilidade de se auto-organizarem em diversas nanoestruturas e servirem como uma função bioativa, dando a essas nanoestruturas diversas aplicações, tais como o transporte de fármacos à sítios de reconhecimento específicos por receptores. Entretanto, existem poucos estudos de anfifílicos glicosilados constituídos em sua estrutura de poli(óxido etileno) (PEO) e nenhum estudo sobre misturas desses anfifílicos com compósitos de fosfatidilcolina. Neste trabalho, lipossomas glicoconjugados foram obtidos a partir do anfifílico glicoconjugado C22PEOGlcNAc e da fosfatidilcolina purificada da lecitina de soja. Os lipossomas foram preparados pelo método de evaporação em fase reversa e a lecitina de soja bruta foi purificada por meio de processo de extração para a obtenção da fosfatidilcolina purificada. Foram preparados lipossomas contendo somente a fosfatidilcolina purificada (PC), lipossomas de fosfatidilcolina purificada contendo o anfifílico glicoconjugado C22PEOGlcNAc 5:5 (C22PC) e lipossomas contendo somente o anfifílico C22PEOGlcNAc (C22). A caracterização dos lipossomas foi realizada por meio das técnicas de microscopia eletrônica de transmissão (MET), potencial zeta (PZ), espalhamento de luz dinâmico (DLS) e estático (SLS) e espalhamento de raios-X à baixo ângulo (SAXS). Os três sistemas lipossômicos obtidos apresentaram um diâmetro médio de 100 nm e valores de PZ que sugerem relativa estabilidade coloidal em suspensão. A determinação da temperatura de transição de fase (Tf) por SLS mostrou que os lipossomas de C22PC apresentam uma Tf de 47 ○C, estando na fase gel na temperatura corporal. A adição de fosfatidilcolina na membrana dos lipossomas provocou um aumento de 15 ˚C na Tf em relação aos lipossomas compostos apenas de C22PEOGlcNAc. Além disso, os perfis de SAXS obtidos para os lipossomas compostos de C22PC sugerem a presença de lipossomas unilamelares em suspensão. Sendo assim, os resultados obtidos até momento, do estudo físico-químico das nanoestruturas lipossômicas de fosfatidilcolina e C22PEOGlcNAc, serão importantes para estudos futuros com a aplicação desses lipossomas como carreadores de fármacos.
Não : diário de composição de uma videodança
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O presente trabalho trata de descrever os procedimentos de criação da videodança intitulada NÃO. Seus objetivos específicos desdobram-se em: analisar as etapas de produção dessa videodança (pré-produção, produção e pós-produção), compreender as coreografias em tais etapas e refletir sobre os corpos que videodançam. Esta é uma pesquisa em prática artística que, por intermédio deste diário de composição, tem suas estratégias, percursos e demais ações evidenciadas, bem como problematizadas. Nesta investigação, a metodologia desenvolve-se mediante a aproximação de algumas abordagens, como a Autoetnografia, Investigação Baseada nas Artes (IBA) e A/R/Tografia. A ideia central da videodança NÃO fundamenta-se em encontros dançantes permeados por “nãos”, mas que podem sofrer intervenções de “sins” como possíveis desvios de rota. O método adotado para as práticas visa trabalhar a câmera sob duas perspectivas: uma como dispositivo eletrônico apenas e a outra como corpo dançante/dispositivo, a fim de tornar a relação dos artistas e o aparelho mais substancial, e de estimular composições coreográficas. Emprega-se também procedimentos como tarefas, improvisações e coreografias semiestruturadas.
Nas tramas das artes urbanas : uma pesquisa etnográfica com praticantes do grafite na cidade de Porto Alegre/RS
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Partindo de uma pesquisa de natureza etnográfica junto a atores que se dedicam à prática do grafite, na cidade de Porto Alegre/RS, proponho uma reflexão que tem como propósito de investigação os princípios e técnicas transmitidos pela cultura graffiti nessa metrópole. Embora em muitos contextos políticos ainda considerada uma atividade marginal e subversiva, hoje esta manifestação encontra amparo, além da comunidade de arte urbana, também em instituições artísticas tradicionais, como museus e galerias, mobilizando atores sociais diversos, como os sujeitos grafiteiros, curadores de arte e incentivadores de políticas públicas voltadas às artes urbanas. Dessa forma, procuro desvendar, através do contato com interlocutores da arte urbana de Porto Alegre, em especial grafiteiros, elencando suas trajetórias e narrativas biográficas, como os produtos dessa prática estão sendo transformados, pouco a pouco, em bens simbólicos de valor estético e econômico, ganhado inclusive reconhecimento.
NBR Entrevista: Recreio nas Férias
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Reportagem produzida pela TV NBR do Governo Federal contendo entrevista com Secretário Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Júlio Filgueira.
Neuroanatomia Laboratório invertido de neuroanatomia - LINeu - 1
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Videoaulas de Neuroanatomia com enfoque nos seguintes assuntos: neurocrânio, neurovértebra, medula espinal, bulbo, tronco encefálico, ponte, cerebelo, diencéfalo, hemisférios cerebrais, embriologia do sistema nervoso.
Neuroanatomia Laboratório invertido de neuroanatomia - LINeu - 2
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Videoaulas de Neuroanatomia com enfoque nos seguintes assuntos: neurocrânio, neurovértebra, medula espinal, bulbo, tronco encefálico, ponte, cerebelo, diencéfalo, hemisférios cerebrais, embriologia do sistema nervoso.
Neuroanatomia Laboratório invertido de neuroanatomia - LINeu - 3
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Videoaulas de Neuroanatomia com enfoque nos seguintes assuntos: neurocrânio, neurovértebra, medula espinal, bulbo, tronco encefálico, ponte, cerebelo, diencéfalo, hemisférios cerebrais, embriologia do sistema nervoso.
Ninguém sabe onde fica o Haiti : uma abordagem cinematográfica (Vídeo 3)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Esta monografia é composta de duas partes, uma em forma de texto, e outra em forma audiovisual em DVD. Em conjunto, elas abordam o Haiti contemporâneo que vive sob intervenção das tropas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH, em sua sigla em francês). Trata-se de um registro de história oral de diversos segmentos do povo haitiano, contextualizando sua cultura e seu olhar sobre o momento atual. Analisa a importância do registro e da discussão histórica atual, valorizando o tempo presente, o historiador como construtor de novas fontes históricas e o Cinema como ferramenta e linguagem de expressão historiográfica.
Ninguém sabe onde fica o Haiti : uma abordagem cinematográfica (Vídeo 2)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Esta monografia é composta de duas partes, uma em forma de texto, e outra em forma audiovisual em DVD. Em conjunto, elas abordam o Haiti contemporâneo que vive sob intervenção das tropas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH, em sua sigla em francês). Trata-se de um registro de história oral de diversos segmentos do povo haitiano, contextualizando sua cultura e seu olhar sobre o momento atual. Analisa a importância do registro e da discussão histórica atual, valorizando o tempo presente, o historiador como construtor de novas fontes históricas e o Cinema como ferramenta e linguagem de expressão historiográfica.
Ninguém sabe onde fica o Haiti : uma abordagem cinematográfica (Vídeo 1)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Esta monografia é composta de duas partes, uma em forma de texto, e outra em forma audiovisual em DVD. Em conjunto, elas abordam o Haiti contemporâneo que vive sob intervenção das tropas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH, em sua sigla em francês). Trata-se de um registro de história oral de diversos segmentos do povo haitiano, contextualizando sua cultura e seu olhar sobre o momento atual. Analisa a importância do registro e da discussão histórica atual, valorizando o tempo presente, o historiador como construtor de novas fontes históricas e o Cinema como ferramenta e linguagem de expressão historiográfica.
No fim da linha do bonde, um tapete voa-dor : a Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (1990-2008): inventário de uma práxis (Vídeo 2)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Esta tese é o resultado do levantamento sistemático, como um inventário documental comentado, sobre o Núcleo de Atividades Expressivas Nise da Silveira, sua Oficina de Criatividade e seu acervo, no período de 1990 a 2008. O núcleo, um dispositivo da rede de saúde mental coletiva, faz parte do Centro de Reabilitação Psicossocial São Pedro, setor do Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre/ RS. Este inventário cultural é um primeiro organizador da história da Oficina de Criatividade - sua práxis cuidadora e o material artístico produzido - e do seu Acervo - cerca de 100 mil documentos, entre material artístico, produtos e produção técnico-científica. As coleções de Cenilda Ribeiro, Natália Leite, Luiz Guides e Frontino Vieira, cujo trabalho tem o reconhecimento no campo da Arte e Loucura, representam o conjunto das obras ali produzidas. Além disto, o resultado de uma pesquisa com profissionais das artes plásticas, do programa de residência integrada em saúde, ênfase saúde mental coletiva (RIS/ ESP/ HPSP/ SES/ RS) é contribuição inovadora no sentido de estabelecer competências e responsabilidades do profissional/ oficineiro, em termos de seu núcleo e campo de saber. Autores como Balbo e Bèrges, Campos, Ceccim, Foucault, Freud, Jung, Lacan, Quinet e Silveira estão entre os teóricos que fundamentam esta tese.
No fim da linha do bonde, um tapete voa-dor : a Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (1990-2008): inventário de uma práxis (Vídeo 3)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Esta tese é o resultado do levantamento sistemático, como um inventário documental comentado, sobre o Núcleo de Atividades Expressivas Nise da Silveira, sua Oficina de Criatividade e seu acervo, no período de 1990 a 2008. O núcleo, um dispositivo da rede de saúde mental coletiva, faz parte do Centro de Reabilitação Psicossocial São Pedro, setor do Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre/ RS. Este inventário cultural é um primeiro organizador da história da Oficina de Criatividade - sua práxis cuidadora e o material artístico produzido - e do seu Acervo - cerca de 100 mil documentos, entre material artístico, produtos e produção técnico-científica. As coleções de Cenilda Ribeiro, Natália Leite, Luiz Guides e Frontino Vieira, cujo trabalho tem o reconhecimento no campo da Arte e Loucura, representam o conjunto das obras ali produzidas. Além disto, o resultado de uma pesquisa com profissionais das artes plásticas, do programa de residência integrada em saúde, ênfase saúde mental coletiva (RIS/ ESP/ HPSP/ SES/ RS) é contribuição inovadora no sentido de estabelecer competências e responsabilidades do profissional/ oficineiro, em termos de seu núcleo e campo de saber. Autores como Balbo e Bèrges, Campos, Ceccim, Foucault, Freud, Jung, Lacan, Quinet e Silveira estão entre os teóricos que fundamentam esta tese.
No fim da linha do bonde, um tapete voa-dor : a Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (1990-2008): inventário de uma práxis (Vídeo 1)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Esta tese é o resultado do levantamento sistemático, como um inventário documental comentado, sobre o Núcleo de Atividades Expressivas Nise da Silveira, sua Oficina de Criatividade e seu acervo, no período de 1990 a 2008. O núcleo, um dispositivo da rede de saúde mental coletiva, faz parte do Centro de Reabilitação Psicossocial São Pedro, setor do Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre/ RS. Este inventário cultural é um primeiro organizador da história da Oficina de Criatividade - sua práxis cuidadora e o material artístico produzido - e do seu Acervo - cerca de 100 mil documentos, entre material artístico, produtos e produção técnico-científica. As coleções de Cenilda Ribeiro, Natália Leite, Luiz Guides e Frontino Vieira, cujo trabalho tem o reconhecimento no campo da Arte e Loucura, representam o conjunto das obras ali produzidas. Além disto, o resultado de uma pesquisa com profissionais das artes plásticas, do programa de residência integrada em saúde, ênfase saúde mental coletiva (RIS/ ESP/ HPSP/ SES/ RS) é contribuição inovadora no sentido de estabelecer competências e responsabilidades do profissional/ oficineiro, em termos de seu núcleo e campo de saber. Autores como Balbo e Bèrges, Campos, Ceccim, Foucault, Freud, Jung, Lacan, Quinet e Silveira estão entre os teóricos que fundamentam esta tese.
Normatização do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil - NEUPSILIN-INF (Salles et al., in press): criação de uma nova ferramenta de avaliação neuropsicológica
por
WAGNER SILVA WESSFLL
No Brasil, há poucos instrumentos de avaliação neuropsicológica infantil que possibilitem diagnosticar precocemente possíveis transtornos do desenvolvimento na infância. O NEUPSILIN-INF (Salles et al., in press) é um instrumento de avaliação neuropsicológica infantil breve que vem preencher essa lacuna. Trata-se de uma nova ferramenta adequada à realidade brasileira e economicamente viável para o sistema de saúde do país, pois pode ser aplicado em apenas uma sessão de avaliação. O mesmo foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores de três universidades brasileiras, sendo coordenado no Instituto de Psicologia da UFRGS. Ele possibilita fornecer um breve perfil do funcionamento de processos neuropsicológicos através de testes que procuram examinar o desempenho de crianças em oito funções neuropsicológicas: orientação, atenção, percepção, memória, habilidades aritméticas, linguagem, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas. O instrumento tem como editora responsável a Vetor Editora, da cidade de São Paulo. O processo de construção de um instrumento de avaliação é longo e complexo, sendo que uma das etapas é a de normatização. A inserção da bolsista nesse trabalho começou nessa importante fase, que ainda está ocorrendo. A etapa de normatização “diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste” (PASQUALI, 2001, p. 143), ou seja, ela procura traçar as normas de interpretação dos escores de um teste. A amostra do estudo de normatização do NEUPSILIN-INF foi composta por 840 crianças, de 6 a 12 anos de idade, estudantes de escolas públicas e privadas residentes nas cidades de Porto Alegre e São Paulo. Os dados coletados foram pontuados mediante a correção das respostas dos testes (conforme instruções de pontuação), foram inseridos em um banco de dados e, agora, estão sendo analisados estatisticamente para poderem ser comparados com os pacientes quando o instrumento for utilizado na avaliação clínica. Dessa forma, o vídeo documentário tratará da etapa de normatização do instrumento NEUPSILIN-INF. O vídeo incluirá: uma apresentação do instrumento (onde está inserido esse estudo, objetivos), o processo de normatização (etapas, o que foi necessário, como foi feito), uma ilustração da aplicação da nova ferramenta e alguns resultados obtidos até o momento.
Novas modalidades de extroversão para a Internet de coleções etnográficas
por
WAGNER SILVA WESSFLL
O trabalho a ser apresentado na FINOVA 2012 situa - se no interior do Projeto de Pesquisa 17928 - Trabalho e Cidade , sob a subvenção do edital P NDE/Capes/20009 : Antropologia da memória do trabalho na cidade moderno - contemporânea e tem por objeti vo promover o aprofundamento da pesquisa antropológic a para o uso das redes digitais e eletrônicas na produção de etnografias hipermídia junto ao portal do Projeto Memória do trabalho , www.memoriasdotrabalho.ufrgs.com e ao portal do grupo BIEV, www.biev. ufrgs.br.O Projeto investe na disponibilização de novos arranjos para as narrativas etnográficas hipertextuais (DVDs interativos) produzidas ao longo da pesquisa, sob novo formato, na WEB . As atividades de pesquisa abarcaram a aprendizagem das ferramentas d e gestão de acervo digitais na WEb assim como d a manipulação e exploração no sentido de levantamento de dados etnográficos e históricos sobre o tema da memória do trabalho no âmbito dos estudos sobre Antropologia das sociedades complexas , sendo também almejado a viabilidade da aplicação em outras pesquisas do grupo BIEV. Será feita a demonstração da ferramenta de cadastro de vídeos e sons online e da forma como é feita a visualização do usuário no portal www.memoriasdotrabalho.ufrgs.com na página de DVDs.
Novas modalidades de extroversão para a Internet de coleções etnográficas sobre memória do trabalho no contexto metropolitano da cidade de Porto Alegre
por
WAGNER SILVA WESSFLL
O trabalho a ser apresentado na FINOVA 2011 situa-se no interior do Projeto de Pesquisa 17928 - Trabalho e Cidade, sob a subvenção do edital PNDE/Capes/20009: Antropologia da memória do trabalho na cidade moderno-contemporânea e tem por objetivo promover o aprofundamento da pesquisa antropológica para o uso das redes digitais e eletrônicas na produção de etnografias hipermídia junto ao portal do Projeto Memória do trabalho, www.memoriasdotrabalho.ufrgs.com . O Projeto investe na disponibilização de novos arranjos para as narrativas etnográficas hipertextuais (DVDs interativos) produzidas ao longo da pesquisa, sob novo formato, na WEB. As atividades de pesquisa abarcaram a aprendizagem das ferramentas de gestão de acervo digitais na WEb assim como da manipulação e exploração no sentido de levantamento de dados etnográficos e históricos sobre o tema da memória do trabalho no âmbito dos estudos sobre Antropologia das sociedades complexas. O trabalho a ser apresentado será um protótipo de novos arranjos de consulta às coleções etnográficas multimídia versando sobre o tema da memória do trabalho na cidade de Porto Alegre, agora através de um formato para, ao lado será apresentado o formato original do Projeto, o DVD interativo “Etnografias de trabalho: trajetória e cotidiano”.
NTs de TiO2: morfologia e influência na produção de H2
por
WAGNER SILVA WESSFLL
O crescente aumento da demanda de energia no mundo intensifica a procura por fontes alternativas e renováveis de energia. O hidrogênio (H2) é considerado uma excelente alternativa, porém mais de 90% do hidrogênio comercializado hoje é obtido da reforma do gás natural, ou seja, não é renovável. A obtenção do hidrogênio a partir a quebra da molécula da água em processos fotocatalíticos vem recebendo muita atenção nos últimos anos. A fotodegradação de compostos orgânicos para produção de hidrogênio usando fotocatalisadores a base nanotubos de dióxido de titânio (NTs de TiO2) e a radiação solar como fonte de energia é o objetivo principal desse trabalho. Os fotocatalisadores a base de NTs de TiO2 foram produzidos pelo processo de anodização. Essa técnica permite controlar a morfologia dos nanotubos conforme os parâmetros utilizados no processo. Para obtenção dos fotocatalisadores foram utilizados discos de titânio comercial de 96,9% de pureza. Os mesmos foram posicionados em reatores e submersos em solução de ETG + 10 wt% H2O + 0.25wt% NH4F. A diferença de potencial entre o ânodo (Ti) e o cátodo (Cu) foi mantida através de uma fonte de corrente contínua. Para obter nanotubos com diferentes morfologias foram variados o tempo de anodização e a tensão utilizada no processo. Após isto, os fotocatalisadores foram submetidos a um tratamento térmico a 400°C, em atmosfera ambiente, por três horas. A diferença na morfologia devido aos diferentes parâmetros utilizados na anodização foi verificada a partir de imagens típicas de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A estrutura cristalina dos NTs de TiO2 foi analisada por difração de raios x (DRX). Para avaliar a influência da morfologia dos NTs de TiO2, na produção de H2, os fotocatalisadores foram submetidos a ensaios fotocatalíticos. Utilizando uma lâmpada de xenônio mercúrio os fotocatalisadores foram irradiados em um reator de quartzo contendo solução de 1,9M de glicerina. A produção de H2 foi quantificada por cromatografia gasosa (CG). Com os diferentes parâmetros de anodização utilizados para obtenção dos NTs de TiO2 foi possível obter diferentes morfologias. Como resultado final foi possível comparar a produção de H2 em função das diferentes morfologias dos NTs de TiO2.
O Atleta de Futebol Profissional: formação e responsabilidade social - Palestra com Paulo César Tinga - 1
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Palestra "O Atleta de Futebol Profissional: formação e responsabilidade social" ministrada por Paulo César Tinga. Foi promovida por: Grupo de Estudos em Esportes, Grupo de Estudos e Pesquisa no Futebol e Centro de Memória do Esporte.
O Atleta de Futebol Profissional: formação e responsabilidade social - Palestra com Paulo César Tinga - 2
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Palestra "O Atleta de Futebol Profissional: formação e responsabilidade social" ministrada por Paulo César Tinga. Foi promovida por: Grupo de Estudos em Esportes, Grupo de Estudos e Pesquisa no Futebol e Centro de Memória do Esporte.
O Cancioneiro gaúcho de Ernani Braga : um estudo histórico analítico de uma obracomposta para o Bicentenário de porto Alegre em 1940 - 6
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Através do estudo de trajetória do compositor Ernani Braga (Rio de Janeiro,1888 - São Paulo, 1948) busquei recriar o contexto de criação do álbum de canções Cancioneiro Gaúcho, uma obra musical encomendada para marcar a data de comemoração do Bicentenário da cidade de Porto Alegre, em 1940. De caráter regionalista, mas de cunho educacional nacionalista e em consonância com o projeto de canto orfeônico implementado por Villa-Lobos, a obra visava satisfazer, do ponto de vista institucional, as exigências de estratégia política da Era Vargas. Na realização da pesquisa cruzei fontes e materiais de arquivos com depoimentos orais objetivando reconstruir a teia de relações que trouxeram o compositor até Porto Alegre e o colocaram na incumbência de compor a obra, preparar e reger grupos corais estudantis durante os festejos oficiais. Através da reconstrução tripartite da memória das performances musicais dos eventos envolvendo o Cancioneiro Gaúcho (elaboração, transmissão e recepção), objetivei delinear a relação compositor-obra como nexo sócio-sônico na construção de representações identitárias em um determinado tempo-espaço.
O Cancioneiro gaúcho de Ernani Braga : um estudo histórico analítico de uma obracomposta para o Bicentenário de porto Alegre em 1940 - 10
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Através do estudo de trajetória do compositor Ernani Braga (Rio de Janeiro,1888 - São Paulo, 1948) busquei recriar o contexto de criação do álbum de canções Cancioneiro Gaúcho, uma obra musical encomendada para marcar a data de comemoração do Bicentenário da cidade de Porto Alegre, em 1940. De caráter regionalista, mas de cunho educacional nacionalista e em consonância com o projeto de canto orfeônico implementado por Villa-Lobos, a obra visava satisfazer, do ponto de vista institucional, as exigências de estratégia política da Era Vargas. Na realização da pesquisa cruzei fontes e materiais de arquivos com depoimentos orais objetivando reconstruir a teia de relações que trouxeram o compositor até Porto Alegre e o colocaram na incumbência de compor a obra, preparar e reger grupos corais estudantis durante os festejos oficiais. Através da reconstrução tripartite da memória das performances musicais dos eventos envolvendo o Cancioneiro Gaúcho (elaboração, transmissão e recepção), objetivei delinear a relação compositor-obra como nexo sócio-sônico na construção de representações identitárias em um determinado tempo-espaço.
« 40 itens anteriores
Próximos 40 itens »
1
…
15
16
17
18
19
20
21
…
26