O vídeo demonstra um método de produção de O2 e H2, posteriormente convertido em corrente elétrica, usando o fotocatalisador BIVO4. O mecanismo expõem uma forma de obtenção de energia ao incidirmos luz solar, caracterizando-o como renovável.
Síntese de catalisador heterogêneo de níquel para realizar a polimerização do eteno. Observou-se a atividade do sistema catalítico e as características dos polímeros obtidos, como: o controle morfológico das partículas e aspectos físico-químicos.
Esse vídeo apresenta um trabalho de aperfeiçoamento na elaboração de leite fermentado probiótico orgânico utilizando diferentes espessantes, avaliando sinérise e realizando análises sensoriais.
O presente trabalho visou a desenvolver ferramentas que permitam o uso e visualização dos dados de chuva de satélite do produto MERGE/CPTEC no modelo hidrológico MGB-IPH. No vídeo são apresentados a interface do programa e um exemplo de aplicação para a bacia do Rio Uruguai.
A Resina Epóxi Novolaca é uma classe especial de resina termofixa, que apresenta boa resistência mecânica e alta estabilidade química, sendo empregada em aplicações tecnológicas, como placas de circuito impresso (PCI) e indústrias aeronáutica e naval. O objetivo deste trabalho é avaliar as condições ótimas para cura e pós-cura da epóxi novolaca com três diferentes endurecedores e, por fim, estudar as modificações promovidas pelos mesmos nas propriedades da resina. A epóxi novolaca DEN 438 foi reticulada com DETDA, DDM e DDS, nas proporções de 0,5:1,0 e 1,0:1,0 (sítios ativos de agente de cura em relação a grupos epóxi). O comportamento térmico e as condições de cura foram elucidados por TGA e DSC. Já para a determinação do desempenho dinâmico-mecânico das resinas foi utilizada a técnica de DMA. Os resultados demonstram que as resinas apresentam variações nas propriedades mecânicas e nas estabilidades térmica e química, conforme o endurecedor utilizado e a proporção do mesmo.
Visando garantir os níveis de segurança funcional adequados para a correta troca de informações entre os dispositivos de controle e instrumentação em uma planta industrial, as normas IEC 61508 e IEC 61784-3 impõem o uso de protocolos de comunicação seguros. A codificação desse tipo de protocolo deve ser realizada caso a caso e certificada para cada novo equipamento de automação. Neste contexto, este projeto implementou um protótipo do protocolo PROFIsafe. A construção do protótipo partiu da especificação do protocolo e seguiu as recomendações da norma IEC 61508 para o desenvolvimento de software embarcado de segurança. O conjunto de regras e padrões de codificação desenvolvidos e a experiência na validação do protótipo serão aplicados no desenvolvimento de equipamentos para sistemas instrumentados de segurança.
A avaliação do potencial vacinal de um antígeno recombinante de Mycoplasma hyopneumoniae como vacina de proteína recombinante e vacina de DNA em camundongos.