A diretora do Instituto de Física, Marcia Barbosa, conta um pouco de sua história pessoal e profissional, reforça sua paixão pela ciência e destaca que lugar de mulher é onde ela quiser estar, inclusive na Física.
Você já ouviu falar na Lei de Biossegurança, que aprovou, no Brasil, o estudo de células-tronco embrionárias humanas? No terceiro programa da série Lugar de Mulher, conheça Patricia Pranke, professora e pesquisadora da UFRGS que ajudou a elaborar essa lei.
No mercado de tecnologia da informação quase 80% dos cargos são ocupados por homens. No quarto programa da série Lugar de Mulher, conheça Nadia Bertini que faz parte dos 20% restantes e há 25 anos trabalha com TI.
Menos de 14% dos dez mil astrônomos da União Astronômica Internacional são mulheres. O programa Lugar de Mulher entrevista a astrônoma Miriani Pastoriza, professora emérita da UFRGS, membro da Academia Brasileira de Ciências e comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Estima-se que quase 85% dos cargos do mercado de Tecnologia da Informação (TI) são ocupados por homens. A UFRGS TV foi conhecer Ivana Lech, gerente de TI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O programa Lugar de Mulher faz parte do Projeto Mulheres Cientistas, desenvolvido pelo Instituto de Física da UFRGS, que tem como objetivo incentivar alunas de ensino médio a seguirem carreira na área da Física, da Química e da Informática.
No Brasil, os Cursos de Engenharia são ocupados por apenas vinte por cento de mulheres. Nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, esse número cai para menos de dez por cento. Conheça a engenheira civil Denise Dal Molin, professora e primeira diretora mulher da Escola de Engenharia da UFRGS.
Nessa edição apresentamos Nádya Pesce da Silveira, professora do Departamento de Química da UFRGS e diretora presidente da FAPERGS. O programa "Lugar de Mulher" faz parte do projeto Mulheres Cientistas (promovido pelo Instituto de Física da UFRGS), que tem por objetivo incentivar meninas a seguirem carreira nas ciências exatas.
O último programa Lugar de Mulher do ano apresenta o trabalho da professora do Instituto de Física da UFRGS, Raquel Giulian, que fala de sua rotina de trabalho, de sua carreira e de sua paixão pelo ensino e pela pesquisa.
O último programa Lugar de Mulher do ano apresenta o trabalho da professora do Instituto de Física da UFRGS, Raquel Giulian, que fala de sua rotina de trabalho, de sua carreira e de sua paixão pelo ensino e pela pesquisa.
Dando continuidade a um trabalho iniciado ano passado, a UFRGS TV, em parceria com o Instituto de Física, está desenvolvendo o projeto "Meninas fazendo Ciências, Engenharias e Computação", que apresenta histórias como a das irmãs Marcely e Francieli.
O projeto "Meninas fazendo Ciências, Engenharias e Computação", do Instituto de Física da UFRGS, apresenta as doutorandas Ingrid Pelisoli e Natacha Zanon, ambas do Departamento de Astronomia da UFRGS.
Diversas foram as contribuições de cientistas mulheres para o estudo da Química, e, em agosto, o Lugar de Mulher apresentou Ketlin Correia, estudante de Química da UFRGS. O programa é uma parceria entre a UFRGS TV e o Instituto de Física da UFRGS.
O projeto "Meninas fazendo Ciências, Engenharias e Computação", do Instituto de Física da UFRGS, apresentou a estudante de Engenharia de Materiais, Stéfani do Nascimento.
O projeto "Meninas fazendo Ciências, Engenharias e Computação", do Instituto de Física da UFRGS, apresenta a estudante de Física Médica da PUC, Mariana Morais.
No terceiro ano do programa Lugar de Mulher, apresentamos estudantes de Ensino Médio e Técnico que desenvolvem projetos ligados a áreas como Informática, Engenharias e Ciências Exatas.
O programa Lugar de Mulher apresenta a estudante de EngenharIa Metalúrgica, Mariana Netto. O programa é uma parceria entre a UFRGS TV e o Instituto DE Física da UFRGS.
A estudante do Ensino Médio Mariana Groff, detentora de 15 medalhas em áreas como Matemática, Química e Física, mostra que lugar de mulher é também nas ciências exatas.
Stefany de Andrade, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Farroupilha, gosta de desafios e de se sentir motivada a buscar soluções para problemas, e por isso, considera que o laboratório também é lugar de mulher.
O programa Lugar de Mulher apresentou a estudante Vitória Regina Pizzuti, estudante do curso técnico de informática para internet, que fica no Colégio Técnico Industrial, em Santa Maria. O programa é uma realização da UFRGS TV em parceria com o projeto Meninas
na Ciência do Instituto de Física da UFRGS.
O programa Lugar de Mulher é uma parceria da UFRGS TV com o projeto Meninas na Ciência do Instituto de Física. Nossa convidada do dia 26 de agosto foi Giovana Rossatto, que é natural de Frederico Westphalen. Ela se interessou pelas Ciências Exatas quando participou da Olimpíada Brasileira de Química Júnior, na qual foi premiada.
As estudantes Natalia Bigolin Groff e Marcéli Melchiors, que cursam o ensino fundamental em Frederico Westphalen, estiveram em Porto Alegre participando de atividades do Programa Meninas Digitais, durante o 36º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que aconteceu na PUCRS entre 4 e 7 de julho.
Estudante do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), Carolina Schons falou de seu interesse pela mecânica e reforçou que o lugar da mulher é onde ela quiser estar: em casa, no trabalho, em qualquer área, desempenhando qualquer função.
Pietra Fritsch, estudante do Curso Técnico em Mecânica, da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, foi a convidada do Lugar de Mulher do dia 17 de outubro.
O projeto "Meninas fazendo Ciências, Engenharias e Computação", do Instituto de Física da UFRGS, apresenta a estudante Luísa Borsato, do Instituto de Matemática.
Gabriela Alves, técnica em Química e graduanda em Engenharia Química pelo IFSul de Pelotas, mostrou que lugar de mulher também é no laboratório. O programa Lugar de Mulher é uma parceria entre a UFRGS TV e o Instituto de Física da UFRGS, através do projeto Meninas na Ciência.
O último programa da série Lugar de Mulher de 2016 foi até Pelotas conversar com a estudante do Curso Técnico em Eletrotécnica, do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Carolina Heiden.
Em seu quarto ano, o programa Lugar de Mulher procura refletir sobre questões raciais e de gênero, mostrando que mulheres - iguais em seus direitos, diferentes em suas individualidades, podem estar onde elas quiserem, podem exercer a profissão que escolherem.
Francielli Dias, estudante de Ciência da Computação, prova que lugar de mulher é na ciência, é na informática, é no bordado, é na música - enfim, é onde ela quiser.
O terceiro programa Lugar de Mulher de 2017 conversou com a analista de banco de dados da Dell, Michelle Soares, que encontrou nessa empresa acolhida para seu reconhecimento como mulher trans.
Nesta edição do Lugar de Mulher, conversamos com Tassiandra Moura, estudante de Engenharia Civil da UniRitter. O programa Lugar de Mulher é uma parceria entre a UFRGS TV e o Instituto de Física da UFRGS.
Nesta edição do Lugar de Mulher, conversamos com Anne Costa, Desiree Santos e Juliana Oliveira, que trabalham juntas na empresa de tecnologia ThoughtWorks.
Eliade Lima, graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Sudoeste da Bahia e atual professora de Física da Universidade Federal do Pampa, conta um pouco de sua trajetória e reflete sobre a importância do debate de questões raciais e de gênero.
Com doutorado em engenharia e tecnologia espacial no Inpe e pós-doutorado em astronomia, a professora Daniela Mourão, da UNESP, é uma exceção entre mulheres transexuais. Nessa entrevista, ela conta sobre seu processo de transição e sobre a importância do acolhimento que teve na universidade.
Nesta edição do Lugar de Mulher, conversamos com Maria Luiza Saraiva Pereira, professora do Departamento de Bioquímica do ICBS. O programa Lugar de Mulher é uma parceria entre a UFRGS TV e o Instituto de Física da UFRGS.
Raíssa Kist, estudante de Engenharia Química da UFRGS e uma das criadoras da Herself - primeira calcinha absorvente desenvolvida no Brasil e feita com tecnologia brasileira - nos mostra que o empreendedorismo também é para mulheres.
Ingrid Vanderveldt é uma empresária dos Estados Unidos, empreendedora e fundadora do movimento "Empoderando Um Bilhão de Mulheres até 2020" (EBW). Ela realizou, na UFRGS, uma palestra sobre o papel da tecnologia no empoderamento feminino e mostrou que lugar de mulher é também no empreendedorismo.
Em uma visita à Gerdau, conversamos com a engenheira metalúrgica Claudia Serantoni, que é também a primeira mulher a liderar uma área industrial no Brasil. Ela conta como foi a construção de sua carreira e a conciliação com a maternidade.
Nesse Lugar de Mulher, conheça a professora Ângela Gaio Graeff. Engenheira civil formada pela UFRGS, ela atualmente coordena o LEME - Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais, onde realiza pesquisas na área e ainda leciona.
Em uma visita à Gerdau, conversamos com a engenheira metalúrgica Leila Teichmann, atual gestora do Núcleo de Inovação em Materiais Avançados (NIMA) da empresa. Ela fala sobre sua escolha pela engenharia e cita ações que podem melhorar a experiência feminina nesta área.
O program.ada é um grupo formado por estudantes de Ciência e Engenharia da Computação da UFRGS. Seu objetivo é debater sobre a participação feminina na ciência e estimular mulheres a seguirem na área da computação.
Com o apoio do Fundo Elas, do Instituto Unibanco, da Fundação Carlos Chagas e da ONU Mulheres, foi lançada a 2ª edição do Edital Elas nas Exatas, que busca incentivar maior participação das meninas nas áreas de ciências e tecnologias. Um dos projetos contemplados, foi de Porto Alegre: o Projeto Gurias nas Exatas Odila, do Colégio Odila Gay da Fonseca, coordenado pela Professora Karen Espíndola. Formada em Física pela UFRGS, Karen ensina noções de robótica e programação, além de debater a presença feminina na comunidade científica.
O Projeto Enigma é uma ação de Extensão vinculada ao Colégio de Aplicação da UFRGS, que integra Arte, Gênero e Computação e tem como objetivo tornar visível o trabalho de mulheres na área da informática. A exposição Enigma - Mulheres na Computação foi uma das ações do grupo. A mostra esteve presente no Planetário da UFRGS do dia 8 de outubro ao dia 30 de novembro.
Promover autonomia, cidadania e empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica é parte da proposta da ONG Mulher em Construção. Através de oficinas e atividades práticas em construções civis, a ONG busca inserir as mulheres em um mercado de trabalho predominantemente masculino, contribuindo dessa forma para a redução da desigualdade e da discriminação de gênero no trabalho. A presidente e fundadora da ONG, Bia Kern, concedeu entrevista à UFRGS TV para contar como tem sido esses 12 anos de atividades.
A entrevistada do Lugar de Mulher de hoje é a jovem pesquisadora Juliana Estradioto. Primeira brasileira convidada para a cerimônia do Prêmio Nobel, Juliana recebeu em 2018 o Prêmio Jovem Cientista pelo desenvolvimento de um plástico biodegradável feito com casca de maracujá. A equipe da UFRGS TV foi até o Instituto Federal Campus Osório para saber mais sobre a pesquisa e as expectativas da jovem dentro da área das ciências.
O Lugar de Mulher apresenta o Coletivo Mulheres de Gaia. O grupo, localizado no Instituto de Geociências da UFRGS, busca acolher e apoiar meninas dos cursos de Geologia, Geografia e Engenharia Cartográfica, mostrando que, apesar dessas profissões ainda serem consideradas masculinas, as mulheres também podem e devem buscar o seu espaço nessas áreas. Conversamos com as estudantes Silvia Tonial, Laís Vieira Genro e Júlia Peresin sobre essa iniciativa.
Em seu sexto ano, o Lugar de Mulher irá mostrar relações de amizade e de afeto entre mulheres em diferentes momentos de suas trajetórias acadêmicas. Juntas elas aprendem e se apoiam. As primeiras entrevistadas de 2019, são do Instituto de Artes da UFRGS: Isabel Nogueira (professora), Be Smidt (graduanda) e Isadora Martins (graduada).
Nesse programa, o Lugar de Mulher apresenta Silvia Lopes e Josiane Stein, orientadora e orientanda do curso de Matemática. Silvia orientou Josiane por quatro anos e ao longo desse tempo, elas construíram uma relação de apoio e aprendizado mútuo.
Nessa edição do programa, apresentamos Tania Salgado, orientadora, e Mariana Marasca, orientanda. A área de atuação de ambas é o ensino e a aprendizagem de Química. Tania e Mariana demonstram que lugar de mulher é onde ela quiser.
O Lugar de Mulher foi até a Escola de Engenharia conversar com três profissionais da área - Carla ten Caten, orientadora; Aline Callegaro e Bruna Camacho, orientandas. Elas compartilham experiências e aprendizados e acreditam na potencialização do mercado de trabalho através de uma maior participação feminina.
A pesquisadora Marina Trevisan, professora do Instituto de Física da UFRGS, é uma das sete vencedoras do programa Para Mulheres na Ciência, promovido pela L’Oréal Brasil, em parceria com a Unesco Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Juntamente com sua orientanda de Mestrado Mônica Tergolina, ela fala sobre o desafio de ampliar a participação das mulheres na Ciência.