Nome do Objeto
Punção venosa periférica com cateter
Área do conhecimento
Enfermagem
Palavras-chave
Enfermagem; Fundamentos de Enfermagem; Punção venosa; Cateterização venosa.
Introdução
O vídeo com animação denominado ‘punção venosa com cateter’ veio a ampliar o acervo de objetos de aprendizagem digitais produzidos pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A motivação para a produção destes vídeos foi a possibilidade de disponibilizar temas de fundamentos de Enfermagem, que são majoritariamente procedimentos, em formato com portabilidade em dispositivos móveis e adequados em linguagem e em conteúdo mais próximos da realidade que os nossos estudantes irão encontrar nas suas práticas curriculares. A autonomia na aprendizagem é um dos propósitos do desenvolvimento destes vídeos, sem eximir a participação e a orientação do docente, mas oportunizando o acesso dos estudantes a materiais de qualidade. Os vídeos são utilizados em dois momentos distintos no ensino de Enfermagem. O primeiro ocorre na aprendizagem dos procedimentos ainda em laboratório de ensino, no qual os estudantes tem acesso aos vídeos antes da atividade prática. A dinâmica das atividades práticas tem demonstrado um enriquecimento dos questionamentos e uma execução técnica com mais segurança em relação ao contato dos estudantes diretamente com a observação da execução da técnica. O segundo momento de utilização dos vídeos ocorre como consulta durante as práticas curriculares mais avançadas do curso de graduação, nas quais os estudantes podem ter dúvidas da execução do procedimento.
Objetivos
Desenvolver conhecimentos e habilidades no cuidado ao paciente adulto no procedimento punção venosa periférica com cateter.
Público-alvo
Estudantes de Cursos de graduação em Enfermagem e áreas afins; Estudantes de cursos profissionalizantes de Enfermagem.
Pré-requisitos
Requer conhecimentos prévios de anatomia, fisiologia, patologia, microbiologia, princípios de segurança no cuidado e de técnica asséptica.
Sugestões de atividades
Este vídeo pode ser utilizado em atividades nas modalidades presencial, a distância ou híbrida. O planejamento deste recurso digital previu o acesso por telefonia móvel, o que amplia a sua utilização em diferentes cenários, como em atividades em laboratórios e em práticas curriculares. A proposta é de que os vídeos possam ser utilizados em dois momentos distintos no ensino de Enfermagem. O primeiro seria na aprendizagem dos procedimentos ainda em laboratório de ensino, no qual os estudantes tem acesso aos vídeos antes da atividade prática. A dinâmica das atividades práticas tem demonstrado um enriquecimento dos questionamentos e uma execução técnica com mais segurança em relação ao contato dos estudantes diretamente com a observação da execução da técnica. O segundo momento de utilização dos vídeos ocorre como consulta durante as práticas curriculares mais avançadas do curso de graduação, nas quais os estudantes podem ter dúvidas quanto a execução do procedimento.
Sugestões de avaliação
A avaliação consiste na demonstração do procedimento de punção venosa periférica com cateter. O acompanhamento da sua execução pode ser orientada por formulários específicos descrevendo o objetivo a ser atingido, as habilidades requeridas, as atitudes esperadas, o material bibliográfico de apoio e um check list com cada passo a ser observado. Este formulário possibilita a discussão em pequenos grupos de estudantes com a metodologia de debriefing.