O projeto buscou testar estratégias para o desenvolvimento de objetos multimidia interativos para o ambiente imersivo Open Simulator que é um software livre e implementa um ambiente aberto no qual é possível adicionar cenários compostos de artefatos virtuais que podem ser manuseados pelos usuários. Na fase inicial foram capacitados alunos de graduação, participantes da disciplina EDU3375 – Computador na Educação, para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem para uso no mundo virtual Open Sim utilizando ferramentas de autoria baseadas em software livre tais como Scratch for Open Sim e Scriptastic. Foram desenvolvidos tutoriais para apoio à capacitação dos alunos.
Moagem de rejeitos da indústria de beneficiamento de pedras preciosas para a aplicação na indústria cerâmica, construção civil e impressão 3D de artefatos cerâmicos
A taxa de aquecimento e a temperatura de operação do leito de reação de pirólise rápida são os principais parâmetros para otimização da quantidade de óleo formada. Seja qual for o método de aquecimento escolhido, é necessário um sistema de termometria preciso e confiável, que monitore em tempo real a temperatura dentro do leito de reação.
Pirólise rápida, termometria, controle e operação de processos, sistemas microprocessados embarcados, energia de biomassa.
As pesquisas sobre nanobolhas e suas diversas aplicações começaram somente em 2006. Hoje as inovações são múltiplas, em diversas áreas, desde a medicina, farmácia, produção de biodiesel, agroindústria e tratamento de efluentes. O LTM, pela sua experiência de 35 anos na separação de poluentes com bolhas – método conhecido como o processo de flotação - tem atuado no controle de águas poluídas nas plataformas marítimas, na mineração e no reuso de águas de lavagem de veículos. A última geração de processos é baseada no uso de nanobolhas (150-800 nm de diâmetro), pelas suas características de estabilidade, oxidação e purificação dessas águas contaminadas. Para tanto, o LTM se prepara para gerar, caracterizar e aplicar essas nanobolhas no tratamento de efluentes líquidos. Este estudo é inicial e descreve o sistema de geração e caracterização de nanobolhas por despressurização de ar dissolvido.
O presente trabalho realizou primeiramente o levantamento da velocidade do vento em um prédio de catorze andares na cidade de Porto Alegre/RS. Estes dados foram balizadores para um segundo ensaio realizado em túnel de vento, no qual um cooler de computador foi utilizado. O cooler, através do movimento rotacional de sua hélice, aliada ao seu motor, pôde gerar a chamada microgeração de energia, que compreende potências instaladas de até 100 kW. Ao analisar os dois levantamentos, foi possível apontar para a possibilidade da geração de energia a partir do décimo segundo andar do prédio avaliado. Deste modo, o trabalho visa a apresentar dados científicos que possam ser aplicados no desenvolvimento de produtos inovadores e tecnológicos, utilizados para microgeração de energia.
Vídeo realizado para a Feira de Iniciação à Inovação e ao Desenvolvimento Tecnológico (FINOVA) 2014 a partir de um trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicopatologia (NEAPP) da UFRGS.
Resultados das análises de pH e acidez de quatro bateladas de hidromel feito com mel silvestre. O processo fermentativo durou 90 dias para cada hidromel produzido.
Vídeo realizado para a Feira de Inovação Tecnológica da UFRGS - FINOVA de 2014.
Este vídeo foi feito pela aluna Bruna Togni de Oliveira, orientada pelo professor Luis Henrique Alves Cândido e está vinculado ao projeto realizado na bolsa de pesquisa tecnológica do LdSM
O projeto Scala (Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo) procura auxiliar no desenvolvimento social e comunicativo dessas crianças com uma aplicação desenvolvida especialmente para este público-alvo, com a acessibilidade como uma de suas proridades.
O objetivo desse trabalho foi sintetizar e caracterizar ponto
quântico de óxido de zinco (ZnOQDs) para posterior incorporação em blendas de
uso odontológico.
Este vídeo mostrará alguns resultados que demonstram de que forma as empresas brasileiras diferem de outras a partir da perspectiva da inovação e intensidade tecnológica.