Acessar
Busca
apenas nesta seção
Busca Avançada…
Você está aqui:
Página Inicial
Info
Subscribe to an always-updated RSS feed.
88
itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item
Selecionar Todos/Nenhum
Coleção
Página
Pasta
Plumi Video Folder
Video
Coleção
Notícias desde
Ontem
Última semana
Último mês
Sempre
Ordenar por
relevância
·
data (mais recente primeiro)
·
alfabeticamente
Guaraná Cerebral
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Nas quartas-feiras de novembro acontecem as apresentações da temporada do espetáculo teatral Guaraná Cerebral na Sala Qorpo Santo. A peça aborda a relação entre Marcelo, Sabrina e Joaquim, que se reencontram depois de anos afastados e buscam restaurar as linhas que os ligam.
Não Especificadx
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Não Especificadx retrata cenas da vida cotidiana, com uma diferença: a inversão nos papéis binários de gênero. Ao representar situações de “opressão naturalizada” ao gênero binário feminino, a peça parte do questionamento: “Por que eu não posso?”.
A Cantora Careca
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O espetáculo A Cantora Careca foi criado a partir do texto clássico de Eugène Ionesco, autor romeno cuja obra integra a corrente dramatúrgica conhecida como Teatro do Absurdo. Dirigido coletivamente, o espetáculo foi criado na disciplina Dramaturgia do Encenador, no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. A história revela a incomunicabilidade e as contradições que marcam as vidas de dois casais burgueses.
Carne Viva
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O espetáculo Carne Viva procura discutir preconceitos raciais e sexuais. Escrita e dirigida coletivamente, a peça foi criada na disciplina Laboratório de Prática Cênica do DAD-IA/UFRGS e revela as identidades sociais submetidas ao inferno das relações humanas. Quatro atores expõem suas dores, suas poéticas, suas experiências, seus corpos em movimento e suas carnes vivas em um espetáculo em que assumem orgulhosamente seus lugares de fala.
Como Cozinhar Um Lobo
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Como cozinhar um lobo imagina cenicamente situações radicais, absurdas e ridículas que vivenciamos. O espetáculo farsesco acontece ao redor de uma mesa e faz um brinde irônico à crise que nos assola. O título da peça foi tomado de empréstimo de um livro de culinária publicado em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, pela escritora estadunidense Mary Fischer. Trata-se de um manual bem-humorado de “como matar a fome em tempos de escassez”.
Os Mamutes
por
JANDREY DE MELLO LOPES
A peça Os Mamutes apresenta Isadora, garota perversa e inteligente que, trancada em seu quarto, inventa a história de um personagem chamado Leon, um rapaz ingênuo que luta para conseguir uma vaga de emprego na empresa Mamute’s Food, multinacional de fast food famosa por oferecer hambúrgueres de carne humana aos seus clientes. Para conseguir o emprego, Leon precisa abdicar de seus valores morais para matar um “mamute”, pessoa sem caráter e princípios morais que não será pranteada por ninguém.
Neva
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Escrita pelo diretor e dramaturgo chileno Guillermo Calderón, a peça Neva narra um dia na vida de atores russos que ensaiam um espetáculo enquanto acontece do lado de fora do teatro o Domingo Sangrento, massacre que ocorreu em 22 de janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo e que marcou o inicio da Revolução Russa.
Desterro
por
JANDREY DE MELLO LOPES
"Desterro" é um documentário cênico que tem como ponto de partida diferentes narrativas acerca das ditaduras civil-militares na América Latina. O espetáculo apresenta perspectivas sobre os regimes e suas consequências históricas. "DESTERRO: Sobre Restos Que Não Importam Mais" faz parte do Projeto TPE - Teatro, Pesquisa e Extensão
Matei um cara
por
JANDREY DE MELLO LOPES
"Matei um cara" é um espetáculo que integra o Projeto TPE - Teatro, Pesquisa e Extensão. Sua trama inicia após Ernesto confessar a sua esposa, Marta, que matou um cara. A rotina da família é afetada e perturbada pelos recorrentes assassinatos cometidos pelo pai, que transformam as relações de poder em um jogo de chantagens, mentiras e omissões.
Ninguém Falou Que Seria Fácil
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Oito artistas apresentam figuras familiares para discutir paternidades falhas e maternidades idealizadas e como isso afeta a própria geração. O espetáculo, inspirado no texto do brasileiro Felipe Rocha e montado com direção coletiva, traz personagens que buscam atenção e espaço através de formas reinventadas de ser e de estar em cena, trocando de papéis e trazendo uma nova perspectiva de família.
Bunker
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Bunker é uma experiência cênica. Um refúgio para o fim dos tempos. Em meio ao caos e ao teatro, há um banquete com o que sobrou de nossos destroços. O espetáculo faz parte do Projeto TPE - Teatro, Pesquisa e Extensão - e está em cartaz durante o mês de junho, na Sala Qorpo Santo, Campus Centro da UFRGS.
Dois Fudid*s
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Com base na obra Dois Perdidos numa Noite Suja, de Plínio Marcos, e fragmentos de autoficção, “2 Fudid*s” pretende questionar a construção da identidade individual e suas necessidades de afirmação a partir do outro. O espetáculo faz parte do Projeto TPE (Teatro, Pesquisa e Extensão) e está em cartaz todas as quartas-feiras de junho, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo, no Campus Central da UFRGS.
Achados e Perdidos
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Achados e perdidos é um espetáculo de rua, criado a partir da pesquisa com máscaras expressivas. A peça tem como pano de fundo uma praça, seus frequentadores e transeuntes. As apresentações ocorrem todas às quartas-feiras de maio, às 12h30 e 19h30, atrás do prédio da Rádio da Universidade. A entrada é franca.
Sebastian
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Inspirado no mito de São Sebastião e na história do protagonista, o espetáculo de dança-teatro Sebastian explora o universo do martírio, do sacrifício e da transformação. A peça, que conta com recursos sonoros e audiovisuais, está em cartaz todas as quartas-feiras de abril, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo, pelo Projeto TPE - Teatro, Pesquisa e Extensão.
Contratantes
por
JANDREY DE MELLO LOPES
“Contratantes”, a peça de novembro do Projeto TPE, apresenta quatro candidatos que concorrem a um cargo na direção de uma multinacional. O processo seletivo é baseado em um método de confinamento dos candidatos, que a qualquer custo tentam provar suas capacidades e habilidades a fim de alcançarem o tão almejado posto. As estruturas dos famosos reality shows, as mídias de massa e a romantização das grandes corporações são as inspirações para esse espetáculo que revela ao público, nosso grande contratante, como estamos inseridos em diversos sistemas hegemônicos de poder.
A Jujuba é Minha!
por
JANDREY DE MELLO LOPES
A boneca Jujuba é esquecida por anos em um sótão. Quando sua antiga dona, Valéria, está preparando o aniversário dos sobrinhos Bibi e Pedrinho, algo mágico acontece. A boneca adormecida ganha vida. Agora ela está louca pra brincar e vai procurar fazer novos amigos. Um brinquedo com vontade própria, dois irmãos que adoram inventar brincadeiras e uma tia atrapalhada se encontram neste espetáculo infantil.
Os Javalis
por
JANDREY DE MELLO LOPES
“Os Javalis” é baseado na obra homônima de Gil Vicente Tavares, e conta a história de um homem que tem sua casa invadida por uma vendedora de produtos de limpeza que traz a terrível notícia: está ocorrendo uma revolta javalinesca! Os javalis tomaram conta do Judiciário, do Legislativo e realizaram acordos com o exército e os banqueiros. Dentro desse universo de acontecimentos absurdos, o que resta fazer?
Os Dragões Não Conhecem o Paraíso
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Inspirada na obra de Caio Fernando Abreu, a peça trata de histórias de repressão presentes nos recortes da vida e na sociedade contemporânea. O protagonista expressa através do corpo e da voz trechos dos contos do escritor gaúcho.
Ficções: Odes Mínimas
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Inspirada na obra de Hilda Hilst, poeta e dramaturga brasileira, "Ficções: Odes Mínimas" foi a peça do mês de junho do projeto TPE - Teatro, Pesquisa e Extensão. O espetáculo esteve em cartaz todas as quartas-feiras de junho, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo, no Campus Central da UFRGS.
Andróginos
por
JANDREY DE MELLO LOPES
A peça "Andróginos" esteve em cartaz durante todo o mês de maio, nas quartas-feiras, às 12h30 e às 19h30, no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Ela fez parte do projeto TPE - Teatro, Pesquisa, Extensão - que apresentou à comunidade peças dos estudantes de Teatro.
A História das Cores
por
JANDREY DE MELLO LOPES
A História das Cores conta uma grande aventura vivida por Luzia, uma menina de 11 anos! Na sua jornada, ela tenta descobrir por que as cores estão sumindo, acaba entrando no arco-íris e lá conhece personagens inusitados. O espetáculo faz parte do Projeto TPE - Teatro, Pesquisa e Extensão e foi apresentado também para alunos do Ensino Fundamental, através do TPE Escola.
Almodóvar Motopeças
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Livremente inspirado nas obras do diretor Pedro Almodóvar, o espetáculo Almodóvar Motopeças reúne uma série de pessoas que se encontram em um local inusitado e lá compartilham uma série de absurdos, pequenos mal-entendidos e grandes coincidências. A peça abre a temporada 2017 do Projeto TPE - Teatro, Pesquisa, Extensão e está em cartaz todas as quartas-feiras de abril, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo, no Campus Central da UFRGS.
Faustina
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Faustina é a esposa do imperador romano Marco Aurélio. Sentindo-se sozinha ela busca, no amor, uma forma de sentir-se viva novamente. A peça é inspirada no conto do escritor português Gonçalo Tavares: "A história de Faustina, a Medrosa", que serve como base para a criação de um espaço experimental. O espetáculo integra o projeto TPE - Teatro, pesquisa e extensão, que apresenta ao público em geral produções dos estudantes de teatro.
Jacques ou A Submissão
por
JANDREY DE MELLO LOPES
“Jacques ou a Submissão”, texto de Eugène Ionesco, narra a história de Jacques, personagem preso em um universo de convenções sociais às quais não consegue se adaptar. Oprimido pela sua família, ele se recusa a comer batatas assadas ao forno. Em meio a chantagens, ameaças e repressões, ele busca por sua liberdade numa sociedade que o oprime. Escrita por Eugène Ionesco em 1950, no contexto de teatro do absurdo, a peça retrata com um discurso nonsense a falta de sentido da existência humana e das convenções sociais. As personagens se apresentam em situações de maneira surreal com elementos de humor, loucura, histeria e irracionalidade.
Pterodátilos
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O Efêmera Arte trouxe os bastidores da peça Pterodátilos, escrita pelo dramaturgo americano Nicky Silver. A peça nos apresentou os Dancam, uma família aparentemente normal, com um modo de vida estável e rotineiro, mas com a chegada do namorado da filha Ema e com o retorno do filho Tody, a rotina desta família vira de pernas pro ar, mostrando que de normal os Dancam não tem nada.
Efêmera Arte - O Anexo Secreto
por
JANDREY DE MELLO LOPES
A peça “O Anexo Secreto” foi inspirada em um dos livros mais lidos do mundo: “O Diário de Anne Frank”. Nesta edição do Efêmera Arte, você confere alguns momentos da peça e as entrevistas com seus participantes.
Expedição Monstro
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Expedição Monstro foi a peça de outubro do projeto TPE - Teatro, Pesquisa, Extensão, e fez uma homenagem às crianças com uma história sobre quatro amigos que se juntam para uma emocionante expedição na floresta, onde se deparam com um mundo novo, cheio de magia, diversão e criaturas estranhas.
Platônico – A Reabilitação
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Num mundo utópico, após a sociedade perceber que amores platônicos causam verdadeiros desastres para a humanidade, é criada uma lei que proíbe qualquer paixão desse tipo. Para salvar as vítimas dessa terrível condição e integrá-las à sociedade novamente, são criadas clínicas de reabilitação para quem sofre desse mal. Em meio às sessões de terapia, remédios e aconselhamento médico, pacientes tentam se curar de seus vícios amorosos.
Aos sãos
por
JANDREY DE MELLO LOPES
A peça "Aos Sãos" é baseada no livro "O holocausto brasileiro", de Daniela Arbex, que conta a história do manicômio de Barbacena, Minas Gerais. O espetáculo procura suscitar reflexões sobre a loucura e nos inserir no universo desumano, no qual viviam os internos naquela época.
William Despedaçado
por
JANDREY DE MELLO LOPES
William Despedaçado foi a segunda peça de 2016 do Projeto TPE, baseada em cinco textos de William Shakespeare: "Hamlet", "Romeu e Julieta", "Macbeth", "A Megera Domada" e "Como gostais".
Sarah
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O espetáculo Sarah reúne fragmentos das cinco obras da dramaturga britânica Sarah Kane, que escancara preconceitos e opressões em seus textos.
Petra
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O programa mostrou os bastidores e o processo de criação do espetáculo "Petra", baseado na peça e no filme "As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant", do escritor e diretor Rainer Fassbinder. A peça faz parte do projeto TPE - Teatro, Pesquisa e Extensão - do Departamento de Arte Dramática da UFRGS.
Na solidão - 3
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O programa Efêmera Arte apresentou a peça "Na solidão".
Na solidão - 2
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O programa Efêmera Arte apresentou a peça "Na solidão".
Na solidão - 1
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O programa Efêmera Arte apresentou a peça "Na solidão".
A fina flor - 3
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O programa Efêmera Arte apresentou a peça "A fina flor".
A fina flor - 2
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O programa Efêmera Arte apresentou a peça "A fina flor".
A fina flor - 1
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O programa Efêmera Arte apresentou a peça "A fina flor".
À margem da vida - 3
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Entrevistas com o diretor e com os atores da peça "À margem da vida", apresentada em agosto de 2010 no TPE, sobre o processo de criação da peça.
À margem da vida - 1
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Entrevistas com o diretor e com os atores da peça "À margem da vida", apresentada em agosto de 2010 no TPE, sobre o processo de criação da peça.
Próximos 40 itens »
1
2
3