Este vídeo foi desenvolvido com o propósito de ser um recurso disparador do processo de ensino e de aprendizagem do cuidado em enfermagem. Trata-se de uma situação-problema por meio da qual o aluno deve refletir criticamente acerca da avaliação clínica de enfermagem, sobre as técnicas propedêuticas empregadas, o registro a ser feito e a definição de diagnósticos de enfermagem.
Objetivos:
- Desenvolver competências para o cuidado de enfermagem ao adulto a partir da problematização da entrevista e do exame físico;
- Estimular a habilidade do registro de enfermagem a partir da visualização de sinais, sintomas e manifestações de adoecimento;
- Desenvolver habilidades para o raciocínio clínico com vistas à elaboração de diagnósticos de enfermagem.
Público-alvo:
Ensino superior de Enfermagem
Pré-requisitos:
A utilização deste recurso audiovisual pressupõe conhecimentos prévios das temáticas: Processo de Enfermagem, com ênfase na entrevista (anamnese) e exame físico.
Sugestões de atividades:
Sugere-se exibir este vídeo com a orientação prévia de que sejam observadas as técnicas de avaliação empregadas (entrevista e exame físico), a fim de refletir criticamente sobre a avaliação de enfermagem. Após essa análise, pode ser proposta a construção de um registro de enfermagem, contemplando informações subjetivas e objetivas e os possíveis diagnósticos de enfermagem. A leitura e discussão conjunta dessa construção pode ser um momento oportuno para a revisão de conteúdos relacionados à primeira e segunda etapas do Processo de Enfermagem.
Sugestões de avaliação:
Com base na proposta de atividade descrita, o processo de avaliação pode ser dado pelo engajamento do aluno com a sua aprendizagem. Os registros realizados também podem auxiliar nesta avaliação, bem como a adequação dos diagnósticos de enfermagem elencados.