Acessar
Busca
apenas nesta seção
Busca Avançada…
Você está aqui:
Página Inicial
Info
Subscribe to an always-updated RSS feed.
1020
itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item
Selecionar Todos/Nenhum
Coleção
Página
Pasta
Plumi Video Folder
Video
Coleção
Notícias desde
Ontem
Última semana
Último mês
Sempre
Ordenar por
relevância
·
data (mais recente primeiro)
·
alfabeticamente
Capacitação de Coordenadores de Núcleos do Programa Segundo Tempo - (Nova Iguaçu, 2008) - 1
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Vídeos exibindo atividades de capacitação das equipes de coordenadores de núcleos do Programa Segundo Tempo. As atividades foram desenvolvidas através de mesa de abertura, palestras expositivas e oficinas, com o tema: Proposta pedagogica do Programa Segundo Tempo.
Capacitação de Coordenadores de Núcleos do Programa Segundo Tempo - (Nova Iguaçu, 2008) - 2
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Vídeos exibindo atividades de capacitação das equipes de coordenadores de núcleos do Programa Segundo Tempo. As atividades foram desenvolvidas através de mesa de abertura, palestras expositivas e oficinas, com o tema: Proposta pedagogica do Programa Segundo Tempo.
Capacitação de Coordenadores de Núcleos do Programa Segundo Tempo - (Nova Iguaçu, 2008) - 3
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Vídeos exibindo atividades de capacitação das equipes de coordenadores de núcleos do Programa Segundo Tempo. As atividades foram desenvolvidas através de mesa de abertura, palestras expositivas e oficinas, com o tema: Proposta pedagogica do Programa Segundo Tempo.
Capacitação dos Coordenadores de Núcleo do Programa Segundo Tempo (2008) - Educação para o Desenvolvimento Humano pelo Esporte - 1
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Vídeos exibindo atividades de capacitação das equipes de coordenadores de núcleos do Programa Segundo Tempo. A atividade foi desenvolvida através de palestra expositiva com o tema: Educação para o Desenvolvimento Humano pelo Esporte, ministrada por Renato Rochefor e Coordenada por Amauri Bássoli de Oliveira.
Matemática e educação sexual: modelagem do fenômeno da absorção/eliminação de anticoncepcionais orais diários
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
A presente dissertação centra-se na articulação entre o ensino da Matemática e os Temas Transversais, em particular a Educação Sexual. Nesta perspectiva, analisa a Educação Sexual e o ensino da Matemática, na escola e na sala de aula. A dissertação oferece, implementa e justifica produtos didáticos, com coleta de dados junto aos alunos em situação experimental. O problema em estudo é a contextualização da Matemática escolar e a responsabilidade social a ela associada, especialmente nas questões relativas à Educação Sexual. As metodologias de pesquisa são o Estudo de Caso, utilizado para mostrar a relevância do tema, descrever como se dá a Educação Sexual na escola pública brasileira e contextualizar a experiência didática e a Modelagem Matemática, utilizada para elaborar e desenvolver um modelo matemático para o fenômeno da absorção/eliminação de anticoncepcionais orais de uso diário. Os referenciais teóricos que dão suporte a esse trabalho são o Construtivismo Social com destaque nas interações, conversações e experiências compartilhadas, que resultam em uma pedagogia que valoriza o papel do aluno no processo ensino-aprendizagem e a Modelagem Matemática, vista como um ambiente de aprendizado que valoriza tais experiências. Este trabalho desenvolve três produtos para uso didático: a) modelo matemático da absorção de anticoncepcionais de uso diário; b) vídeo informativo sobre o uso de anticoncepcionais; c) plano de ensino com seqüência didática. A experimentação se deu em sala de aula regular de uma escola pública de Porto Alegre e em situação de laboratório, com pequeno grupo de alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados principais do estudo mostram que o produto didático desenvolvido cria oportunidades para o aluno discutir e compreender melhor a sua sexualidade, explica o mecanismo dos anticoncepcionais, dá ao estudante ferramentas matemáticas úteis também para a compreensão de outros fenômenos, proporciona um ambiente de discussão e favorece a articulação lógica entre diferentes idéias e conceitos matemáticos garantindo maior significação para o aprendizado. A experimentação também demonstra o potencial deste meio para estimular o interesse e a discussão sobre a Educação Sexual e sobre a Matemática.
Capacitação de Coordenadores de Núcleos do Programa Segundo Tempo (Aracaju, 2008) - Compilação
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Compilação do Vídeo da Capacitação de Coordenadores de Núcleos do Programa Segundo Tempo (Aracaju, 2008), exibindo um pequeno recorte das atividades realizadas.
Das alturas ao ritmo : teoria dos conjuntos rítmicos como ferramenta composicional - 2
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Esta tese de doutorado divide-se em duas partes: a primeira trata de uma Teoria dos Conjuntos Rítmicos, e a segunda traz o Portfolio de Composições desenvolvidas no período do doutorado. A Teoria dos Conjuntos Ritmicos apresenta um sistema de organização rítmica paralelo ao sistema de organização de alturas, tendo como ponto de partida a Teoria dos Conjuntos Musicais (TCM), tal como organizada por FORTE (1973), além de uma adaptação do time-point-system (BABBITT, 1962). A partir da sistematização da TCM, e também de noções da Teoria dos Conjuntos Diatônicos (TCD), essa abordagem sintética permite estabelecer uma conexão entre aspectos básicos da harmonia e da cifragem de acordes com a organização rítmica. A um só tempo, em um catálogo completo, são relacionadas as famílias de conjuntos de alturas e cifras cordais, com suas respectivas contrapartes rítmicas. A motivação musical para esta investigação acerca dos ritmos surgiu pelo interesse nos ritmos dançantes e repetitivos, denominados timelines (TOUSSAINT, 2013), comumente utilizados na chamada música popular As timelines dançantes refletem propriedades similares às dos conjuntos diatônicos e, por essa razão, esta tese apresenta algumas propriedades dos conjuntos diatônicos de alturas, traçando um paralelo com suas contrapartes rítmicas. Essas relações também aparecem no portfolio de composições, caracterizando alguns procedimentos utilizados. O portfolio de composições, que inclui uma composição para orquestra sinfônica, é tematizado a partir da dualidade transparência/opacidade, abordando algumas diferenças essenciais, do ponto de vista da audibilidade, entre os resultados oriundos de técnicas variadas de composição. Este estudo sobre Teoria dos Conjuntos Rítmicos ajudará na abordagem analítica da minha produção composicional na música popular, trazendo uma maneira sistemática de entender e extrapolar alguns aspectos já utilizados na minha prática como compositor e improvisador.
A adaptação da organista à atualização do hinário da Igreja Congregação Cristã no Brasil : um estudo preliminar com estratégias para sua aprendizagem - 2
por
JANDREY DE MELLO LOPES
O objetivo desse trabalho é investigar a adaptação da organista com relação às modificações nos hinários oficiais da Igreja Congregação Cristã no Brasil, enfatizando as mudanças do Hinário 4 para o Hinário 5. Também foi averiguado qual o impacto das mudanças no estudo dos hinos novos e antigos (onde houve várias mudanças) e qual a repercussão das organistas com relação ao acréscimo do terceiro pentagrama no Hinário 5. O presente estudo foi delineado com base em dois questionários elaborados e enviados para as organistas da Igreja Congregação Cristã no Brasil (uma vez que apenas as mulheres tocam o órgão), tanto para as oficializadas com profunda experiência no Hinário 4, como para as organistas aprendizes que só tiveram contato com o Hinário 5. Ficou evidente que muitas organistas oficializadas ainda apresentam dificuldades em tocar os hinos alterados do hinário devido às diferenças entre mão esquerda e pedal. As aprendizes não reportaram ter problemas porque nunca estudaram com outro hinário. Como na Igreja Congregação Cristã no Brasil somente hinos são tocados durante o culto, foram elaborados exercícios para auxiliar na adaptação do novo hinário, já que em 194 dos 480 hinos, as notas mais graves da mão esquerda e do pedal são distintas durante alguns compassos. O material produzido poderá auxiliar principalmente as organistas oficializadas, tornando-se também, uma fonte de consulta sobre os tipos de hinos para toda a classe.
Capacitação de Coordenadores de Núcleos do Programa Segundo Tempo (Belo Horizonte, 2008) - Compilação
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Compilação do Vídeo da Capacitação de Coordenadores de Núcleos do Programa Segundo Tempo, exibindo um pequeno recorte das atividades realizadas.
Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC- Vida Saudável - Caminhada Orientada
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Vídeo do Programa Esporte e Lazer da cidade - PELC - Vida Saudável organizado e promovido pela TV Unisinos e Ministério do Esporte. O vídeo tem como tema Caminhada Orientada.
Crianças do Programa Segundo Tempo conhecem a presidenta Dilma na Base Aérea de Brasília
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Narra a que solenidade cívico-militar de lançamento do Programa Segundo Tempo na Base Aérea de Brasília, preparada pelo efetivo da Aeronáutica além das expectativas para 100 crianças carentes do Distrito Federal, com idades entre 8 e 10 anos. Enquanto aguardavam o início da cerimônia, os estudantes – moradores do Pakway, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cahub-1 – foram surpreendidos pela presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, quando ela embarcava no avião da Presidência, o Air Bus-319, para as cidades de São Paulo e Fortaleza.
Capacitação dos Coordenadores de Núcleos do Programa Segundo Tempo (Ceará, 2008) - Compilação
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Compilação do Vídeo da Capacitação dos Coordenadores de Núcleos do Programa Segundo Tempo (Ceará, 2008), exibindo um pequeno recorte das atividades realizadas.
Recreio nas Férias - DVD de Capacitação - PST 10 anos: Celebrar com Sustentabilidade
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Introdução: O que é o Recreio nas Férias; Capítulo 1: Sustentabilidade e lazer no Recreio nas Férias (Silvano da Silva Coutinho); Capítulo 2: Celebrar os 10 anos do Programa Segundo Tempo com atitudes sustentáveis (Angela Brêtas); Capítulo 3: Celebrar a diversidade de gênero e educar para a sustentabilidade desafios para quem faz o Recreio nas Férias; Capítulo 4: Celebrar a diferença e promover a igualdade no Recreio nas Férias (Marcelo de Castro Haiachi); Capítulo 5: Planejar com e para a sustentabilidade no Recreio nas Férias (Silvano da Silva Coutinho); Capítulo 6: Vivências práticas para celebrar os 10 anos do PST pensando nas futuras gerações (Silvano da Silva Coutinho e Angela Brêtas); Capítulo 7: Hora da Revisão.
Curso de Capacitação e Formação Continuada do Programa Segundo Tempo e Esporte da Escola - Organização e Desenvolvimento do Esporte no PST - 1
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Vídeo contendo uma entrevista com o professor Pablo Juan Greco sobre o tema "Organização e Desenvolvimento do Esporte no Programa Segundo Tempo". Produzido por Amauri A. Bássoli de Oliveira e Vânia F. Matias de Souza com o objetivo de subsidiar a capacitação e formação continuada de coordenadores e monitores do Programa Segundo Tempo e Esporte da Escola.
Curso de Capacitação e Formação Continuada do Programa Segundo Tempo e Esporte da Escola - Questões da Deficiência
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Vídeo contendo uma entrevista com a professora Ruth Eugênia Cidade sobre o tema "Questões da deficiência e a ações do Programa Segundo Tempo". Produzido por Amauri A. Bássoli de Oliveira e Vânia F. Matias de Souza com o objetivo de subsidiar a capacitação e formação continuada de coordenadores e monitores do Programa Segundo Tempo e Esporte da Escola.
Curso de Capacitação e Formação Continuada do Programa Segundo Tempo e Esporte da Escola - Planejamento do Programa Segundo Tempo
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Vídeo contendo uma entrevista com o professor Evandro Carlos Moreira sobre o tema "Planejamento do PST: a intenção é compartilhar conhecimentos, saberes e mudar o jogo". Produzido por Amauri A. Bássoli de Oliveira e Vânia F. Matias de Souza com o objetivo de subsidiar a capacitação e formação continuada de coordenadores e monitores do Programa Segundo Tempo e Esporte da Escola.
Curso de Capacitação e Formação Continuada do Programa Segundo Tempo e Esporte da Escola - Fundamentos do Programa Segundo Tempo
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Vídeo contendo uma entrevista com o professor José Pereira de Melo sobre o tema "Fundamentos do PST: Entrelaçamentos do Esporte, do desenvolvimento humano, da cultura e da educação". Produzido por Amauri A. Bássoli de Oliveira e Vânia F. Matias de Souza com o objetivo de subsidiar a capacitação e formação continuada de coordenadores e monitores do Programa Segundo Tempo e Esporte da Escola.
Les pratiques du danseur-créateur vis-à-vis des pratiques dominantes en danse contemporaine : trois études de cas (Vídeo 7)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Cette recherche a pour but de comprendre comment certains danseurs-créateurs peuvent se distinguer par rapport aux pratiques dominantes de la danse contemporaine. Pour en rendre compte, j'analyse la pratique artistique de trois danseurs-créateurs: Andrew de Lotbinière Harwood, Lin Snelling et Pamela Newell. J'ai observé leurs processus de création et leurs spectacles au cours de l'automne-hiver 2006-2007 à Montréal. Les cinq créations analysées dans cette étude se nourrissent de la performance, de l'interdisciplinarité, de la collaboration, et surtout de l'improvisation en danse. Cette thèse présente un examen de pratiques soutenu par un certain nombre de livres et d'articles dans le domaine des arts, du théâtre et de la danse. Toutefois, les sociologies du corps et plus spécifiquement l'appareillage conceptuel de Pierre Bourdieu m'offrent des voies afin de scruter sous cet angle les pratiques des trois danseurs-créateurs, angle qui vient enrichir mon expérience et ma formation en art en tant qu'artiste et enseignante. Afin d'atteindre mon objectif de recherche. je m'inspire d'une approche ethnographique comme méthodologie, et de l'étude de cas comme démarche. Les données ont été essentiellement collectées à travers des observations, des entretiens, des enregistrements vidéo et divers documents tels des programmes de spectacle, des coupures de presse, ainsi que des articles et des ouvrages spécialisés en danse contemporaine. Pour l'analyse et J'interprétation des données, je m'inspire des principes de Paillé (1994), qui propose une théorisation ancrée construite, entre au tres, par le biais de la comparaison entre 1a théorisation en construction et la réalité empirique. Une analyse thématique et son interprétation ont été accomplies en gardant un contact permanent entre les données brutes et le cadre théorique. Dans les pratiques des trois danseurs-créateurs analysées, l'improvisation sur scène proche des techniques somatiques a une importance fondamentale et résulte de certains aspects récurrents telles que la réduction de la valorisation des mouvements virtuoses et la recherche d'un rôle plus actif pour le spectateur. En outre, les aspects de collaboration rencontrés dans des créations offrent une alternative face au binôme chorégraphe-interprète, valorisant de cette façon le danseur en tant que créateur, capital symbolique primordial dans le champ de la danse. L'interdisciplinarité offre également des voies de création pour un renouvellement de la notion de chorégraphie, non seulement comme art de composition du mouvement, mais aussi comme art qui intègre d'autres éléments et langages. Ces caractéristiques suggèrent J'évolution, le dynamisme et les modifications en ce qui concerne l'habitus du danseur au sein de la danse contemporaine. Face aux pratiques dominantes qui privilégient un rapport instrumental du corps, les pratiques analysées des trois études de cas proposent des échanges, perceptions et gestions des créations renouvelées ainsi que de nouvelles sociabilités en danse contemporaine qui résultent en un rapport au corps plus réceptif, interactif et participatif.
Estudo comparativo sobre representações visuais em interfaces com base em ícones de dispositivos móveis da Apple (Vídeo 2)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Esta dissertação teve por objetivo verificar se existe um diferencial estético nas representações visuais nas interfaces gráficas dos dispositivos móveis da Apple e, se existir, se esse diferencial efetivamente influencia o vínculo do usuário com a marca e se o usuário tem consciência dele. Para tanto é apresentada uma breve análise diacrônica sobre as interfaces computacionais, bem como uma descrição de momentos chave na história da referida empresa. A partir disto, são abordadas questões que abrangem o posicionamento da marca Apple, pois desde a popularização das interfaces gráficas (GUI) a mesma tem sido associada tanto ao conceito de boas interfaces, quanto tem esta relação contestada. Existem ainda autores que consideram que o sucesso da marca Apple deve-se menos à qualidade de seus produtos (hardware e interfaces gráficas) que à força das ações de marketing da empresa. Para compreender de forma mais pontual as interfaces que eram objeto de estudo e as diretrizes que envolvem a construção de seu desenho, foram analisados os guias de desenvolvimento de interfaces da Apple para o iOS (iOS Human Interface Guidelines) e do Android (Android Developers), atualmente seu principal concorrente. A fim de tentar analisar a percepção que usuários têm das especificidades e dos diferenciais estéticos entre as referidas interfaces, foram construídas duas simulações, cada qual com características de um dos sistemas. Sessões experimentais com usuários, seguidas de entrevista, compuseram a fase empírica, de cunho qualitativo, em que se procurou verificar qual conjunto de ícones os participantes preferiam e por que. Os resultados encontrados apontam que questões estéticas são importantes na percepção que as pessoas têm das interfaces. Essa atenção às configurações estéticas parece contribuir para a percepção geral que se tem dos produtos onde os ícones se apresentam. A partir desses resultados é possível afirmar que a estética faz parte do conjunto de fatores, que constroem a percepção final – positiva ou negativa, de uma interface e, com ela, dos produtos de uma determinada marca. Por outro lado, embora o conjunto de ícones construído de acordo com os parâmetros do Guia de Desenvolvimento de Interfaces da Apple tenha sido preferido por dois terços dos participantes, não houve identificação daquele grupo de ícones com as interfaces da marca Apple. Isso sugere que a construção da marca é alicerçada na qualidade estética de suas interfaces, mas indica também a importância das ações de marketing na atribuição de maior qualidade estética às interfaces da Apple.
Medidas de atenuação acústica em chapas de aço
por
WAGNER SILVA WESSFLL
O desenvolvimento e a normalização de ensaios não destrutivos tem sido impulsionada pela busca da redução dos custos associados a prevenção deparadas inesperadas de equipamentos e plantas industriais. Dentre estes ensaios, encontram-se os ensaios de Emissão Acústica. A Emissão Acústica é um método não-destrutivo indicado para o estudo do comportamento dinâmico de defeitos presentes em componentes estruturais mecânicos. Esta é uma técnica passiva receptiva de análise de pulsos ultra sônicos emitidos por um defeito no momento de sua ocorrência ou propagação. Dentre estas técnicas esta a de atenuação acústica, na qual é bastante utilizada em materiais de grande porte, para detectar descontinuidades por toda a amostra. Este trabalho serviu como parâmetro para futuros ensaios a serem realizados no nosso laboratório. Durante o processo pude participar da criação de um sensor desenvolvido por nós, desde o principio, que consiste em cortar uma amostra de aço, até a montagem final. No ensaio de atenuação acústica, realizei quebrando parte do grafite em diferentes distâncias, se afastando do sensor. Buscamos através deste projeto alguns objetivos específicos:Desenvolver e difundir ensinamentos sobre os métodos de caracterização e inspeção de materiais e suas potencialidades; Desenvolver a técnica de Inspeção por Emissão Acústica nos países membros da rede temática; Determinar a aplicabilidade da técnica de Emissão Acústica nos países membros da rede e demais países da América do Sul; Impulsionar o desenvolvimento e comercialização de equipamentos para a Inspeção por Emissão Acústica;Possibilitar o intercâmbio de informações entre os membros da rede e demais países da América do Sul; Desenvolver uma metodologia de ensaios padrões e normalizados para os membros da rede temática; Possibilitar a atuação dos membros da rede em projeto cooperativos nas demais áreas de excelência.
Avaliação do desempenho e emissões de combustíveis oriundos de biomassa para motores ciclo Diesel
por
WAGNER SILVA WESSFLL
Este trabalho tem como objetivo avaliar, através de ensaios com motor diesel, novos combustíveis obtidos a partir de biomassa. Foi verificada a consequência do óleo originado da biomassa a partir do processo de pirólise na formulação de combustível diesel. A análise de desempenho e de emissões foi baseada no tempo de retardo da ignição, consumo específico de combustível, formação de material particulado e hidrocarbonetos não queimados. A eficiência do ciclo térmico e a qualidade da combustão dependem do tempo entre a injeção do combustível e o início da combustão. Quanto menor for esse tempo, melhor será a qualidade do processo e consequentemente haverá uma redução de contaminantes atmosféricos. A fração do óleo pirolisado utilizado como combustível foi obtido através do processo de destilação a vácuo nas temperaturas entre 80º e 240º. Observou-se uma redução de até 30% nas emissões de material particulado, em comparação com o combustível base. Essa redução se deve a alta solubilidade da água no óleo de pirólise com formação de uma mistura azeotrópica, que reduz o ponto de ebulição e contribui para a vaporização do combustível no interior da câmara de combustão. Também foi constatada a diminuição do tempo de retardo de ignição na combustão assim como o aumento do número de cetanos com a presença dos grupos fenólicos presentes no óleo de pirólise que modifica o mecanismo da formação dos radicais peroxyl alterando a temperatura da frente de chama. Os resultados obtidos são positivos, apesar de verificar que esse óleo possui grande facilidade de formação de goma, devido a sua instabilidade química; a utilização desta fração na formulação de combustível diesel resulta em redução do tempo de retardo de ignição e aumento do número de cetanos.
IV Edição do Fórum Permanente de Pós-Graduação em Educação Física do CBCE (Florianópolis, 2011) - Cerimônia de Encerramento
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Mesa de encerramento da 4ª Edição do Fórum Permanente de Pós-Graduação em Educação Física do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, realizado em Florianópolis nos dias 25 a 27 de maio de 2011.
Somos mulheres jogando futebol no país do futebol masculino - 2
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Vídeo produzido para divulgação do trabalho desenvolvido pelo Coletivo Guerreiras Project. Produzido para ser exibido durante a Copa do Mundo FIFA de 2014 realizada no Brasil tendo como objetivo chamar a atenção para a presença das mulheres no futebol brasileiro. Narrado por Carla Santos de Oliveira (Índia) jogadora de futebol e interante do Guerreiras Project. Vídeo 1 - narração em português; Vídeo 2 - Narração e legendas em ingles.
Deliberação expressiva e toque pianístico (Vídeo 1)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Esta pesquisa descreve um conjunto de estratégias específicas desenvolvidas pelo autor na preparação e execução do repertório pianístico. As estratégias, sistematizadas no curso de Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consistem de deliberações expressivas e toques pianísticos que se entrelaçam formando um complexo de ações e atitudes adotadas na preparação e execução do conteúdo emocional do repertório pianístico. Trata-se de uma abordagem que visa o desenvolvimento das habilidades interpretativas como parte integral do domínio técnico do instrumentista.
Performance - imagem : o corpo como processo de arquivamento, sedimentação e devir (Vídeo 5)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
A performance e seus desdobramentos nas linguagens fotográfica e videográfica é o tema deste estudo, elaborado a partir do processo criativo da autora, desenvolvido entre os anos de 2010 e 2012. A relação entre o ato de performar e a imagem do corpo feminino permeiam a discussão presente nesta pesquisa. Através da proposição do conceito corpo sedimento, os aspectos inerentes à linguagem performática são expandidos, e a imagem se constitui como memória de experiências vividas em diferentes lugares e temporalidades. Dessa forma, os trabalhos propostos para a reflexão nesta dissertação de mestrado envolvem corpo feminino, imagem, tempo e espaço em um processo de acumulação e arquivamento, no qual o corpo registra e produz imagem a partir da performance.
Conta comigo : produção e análise de acervo de narrativas orais da Comunidade Primavera (Vídeo 5)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Esse trabalho conta com a produção de um acervo de narrativas orais da comunidade Primavera, de Novo Hamburgo. Após apresentar tal produção, proponho uma análise desse acervo, a partir das seguintes perguntas: essas histórias são boas histórias? De que modo forma e sentido se coagulam? O que essas narrativas revelam da vida social da comunidade Primavera? Nessa análise, dialogo com autores de diversas áreas – antropologia, história, linguística, literatura – tratando de linguagem para além da letra, envolvendo corpo em performance, poética da vida social e história na voz dos narradores.
Tecendo o invisível : o elemento circense na construção de uma dramaturgia da atriz (Vídeo 1)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
Trata-se de um trabalho artístico desenvolvido na área da Interpretação Teatral a partir da transposição de técnicas circenses para a criação de uma dramaturgia da atriz. Este trabalho se inspira na personagem de Lady Macbeth, de W.Shakespeare e se utiliza da técnica do tecido circense para a realização da composição dramatúrgica, investigando o trabalho do corpo relacionado com a interpretação do ator para a construção da cena.
Vazios do trabalho
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Esta dissertação é o testemunho de um percurso. Através da criação de um personagem, alguém, busca-se tocar em um tema que não tem contorno definido, trata-se mais de uma atmosfera, um felt-meaning. O vazio de sentido vivenciado no cotidiano de trabalho se abre em imagens/cenas que, ao serem narradas na forma escrita, transformam o vazio em experiência. A operação de narrar e de escrever a partir dos diferentes modos como o vazio se faz presente foi, simultaneamente, o método e o território onde a pesquisa aconteceu.
Ciclos parasitários animados: Leishmania sp
por
Neusa Saltiél Stobbe
Série Ciências Básicas da Saúde Ciclos parasitários animados: Leishmania sp
Punção venosa periférica com cateter
por
Ana Luísa Petersen Cogo
O vídeo com animação denominado ‘punção venosa com cateter’ veio a ampliar o acervo de objetos de aprendizagem digitais produzidos pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A motivação para a produção destes vídeos foi a possibilidade de disponibilizar temas de fundamentos de Enfermagem, que são majoritariamente procedimentos, em formato com portabilidade em dispositivos móveis e adequados em linguagem e em conteúdo mais próximos da realidade que os nossos estudantes irão encontrar nas suas práticas curriculares. A autonomia na aprendizagem é um dos propósitos do desenvolvimento destes vídeos, sem eximir a participação e a orientação do docente, mas oportunizando o acesso dos estudantes a materiais de qualidade. Os vídeos são utilizados em dois momentos distintos no ensino de Enfermagem. O primeiro ocorre na aprendizagem dos procedimentos ainda em laboratório de ensino, no qual os estudantes tem acesso aos vídeos antes da atividade prática. A dinâmica das atividades práticas tem demonstrado um enriquecimento dos questionamentos e uma execução técnica com mais segurança em relação ao contato dos estudantes diretamente com a observação da execução da técnica. O segundo momento de utilização dos vídeos ocorre como consulta durante as práticas curriculares mais avançadas do curso de graduação, nas quais os estudantes podem ter dúvidas da execução do procedimento.
Moinho Coloidal
por
Miriam Anders Apel
Ensino de Operações Unitárias Farmacêuticas: Moinho Coloidal
Performance - imagem : o corpo como processo de arquivamento, sedimentação e devir (Vídeo 4)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
A performance e seus desdobramentos nas linguagens fotográfica e videográfica é o tema deste estudo, elaborado a partir do processo criativo da autora, desenvolvido entre os anos de 2010 e 2012. A relação entre o ato de performar e a imagem do corpo feminino permeiam a discussão presente nesta pesquisa. Através da proposição do conceito corpo sedimento, os aspectos inerentes à linguagem performática são expandidos, e a imagem se constitui como memória de experiências vividas em diferentes lugares e temporalidades. Dessa forma, os trabalhos propostos para a reflexão nesta dissertação de mestrado envolvem corpo feminino, imagem, tempo e espaço em um processo de acumulação e arquivamento, no qual o corpo registra e produz imagem a partir da performance.
O estudo do método de Fernando Sor e sua interação com a construção de uma interpretação para Sonata, op. 25 (Vídeo 1)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
O presente trabalho aborda a interação entre a utilização do Méthode pour la Guitare (1830) de Fernando Sor com o processo de construção de interpretação da Sonata op. 25, do mesmo autor. O trabalho foi norteado pela hipótese de associação entre as concepções técnicas e composicionais de Sor, articuladas em seu Método, e sua correspondente tradução em sua escrita violonística. Através desse cotejo, traçaram-se claras possibilidades de associação, e concluiu-se positivamente na utilização do Método como ferramenta complementar na interpretação da música de Fernando Sor.
O estudo do método de Fernando Sor e sua interação com a construção de uma interpretação para Sonata, op. 25 (Vídeo 2)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
O presente trabalho aborda a interação entre a utilização do Méthode pour la Guitare (1830) de Fernando Sor com o processo de construção de interpretação da Sonata op. 25, do mesmo autor. O trabalho foi norteado pela hipótese de associação entre as concepções técnicas e composicionais de Sor, articuladas em seu Método, e sua correspondente tradução em sua escrita violonística. Através desse cotejo, traçaram-se claras possibilidades de associação, e concluiu-se positivamente na utilização do Método como ferramenta complementar na interpretação da música de Fernando Sor.
O estudo do método de Fernando Sor e sua interação com a construção de uma interpretação para Sonata, op. 25 (Vídeo 3)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
O presente trabalho aborda a interação entre a utilização do Méthode pour la Guitare (1830) de Fernando Sor com o processo de construção de interpretação da Sonata op. 25, do mesmo autor. O trabalho foi norteado pela hipótese de associação entre as concepções técnicas e composicionais de Sor, articuladas em seu Método, e sua correspondente tradução em sua escrita violonística. Através desse cotejo, traçaram-se claras possibilidades de associação, e concluiu-se positivamente na utilização do Método como ferramenta complementar na interpretação da música de Fernando Sor.
O estudo do método de Fernando Sor e sua interação com a construção de uma interpretação para Sonata, op. 25 (Vídeo 4)
por
BEATRIZ HELENA PIRES DE SOUZA CESTARI
O presente trabalho aborda a interação entre a utilização do Méthode pour la Guitare (1830) de Fernando Sor com o processo de construção de interpretação da Sonata op. 25, do mesmo autor. O trabalho foi norteado pela hipótese de associação entre as concepções técnicas e composicionais de Sor, articuladas em seu Método, e sua correspondente tradução em sua escrita violonística. Através desse cotejo, traçaram-se claras possibilidades de associação, e concluiu-se positivamente na utilização do Método como ferramenta complementar na interpretação da música de Fernando Sor.
Montagem e Caracterização de um Dispositivo Fotovoltaico Orgânico
por
WAGNER SILVA WESSFLL
Neste trabalho esta sendo montada e caracterizada uma célula solar orgânica, obtida através de uma heterojunção de Poli(3-hexiltiofeno)/PCBM. Com o objetivo de se melhorar a eficiência do dispositivo está sendo estudado o efeito de materiais plasmônicos nos níveis de energia da Banda de Valência e Banda de Condução do Poli(3-hexiltiofeno). Através de análises eletroquímicas na presença e na ausência de luz tem se estudado o efeito de nanoparticulas de ouro na resistência em série e no potencial de circuito aberto dos dispositivos. Com estas informações obtivemos uma caracterização mais detalhada dos materiais que compõe as células e embora até o momento tenhamos obtido dispositivos com baixa eficiência (0,00002%), os resultados gerados neste trabalho irão contribuir para a montagem de sistemas mais eficientes. Os resultados preliminares demonstram que adição de nanoparticulas metálicas proporciona o efeito de ressonância de plasmon de superfície, que aumenta a geração de fotocorrente. A próxima etapa do trabalho envolvera a montagem de dispositivos em ambiente com baixa umidade e de acordo com resultados da literatura, devemos obter sistemas mais eficientes.
Comemoração dos 30 anos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - Depoimento de Dinah Vasconcellos Terra
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Vídeo de divulgação das Comemoração dos 30 anos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Contém o depoimento da professora Dinah Vasconcellos Terra acerca do CBCE, dentre outras informações.
Logotipo Programa Segundo Tempo em 3D
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Primeira versão logo em 3D do Programa Segundo Tempo criado por um membro da equipe da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Goiânia.
XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Salvador, 2009) - GTT Memórias da Educação Física e Esporte
por
JANDREY DE MELLO LOPES
Vídeo de divulgação do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Memórias da Educação Física e Esporte do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Contém ementa, informações e imagens do evento.
« 40 itens anteriores
Próximos 40 itens »
1
…
18
19
20
21
22
23
24
…
26